PARQUÍMETROS SERÃO INSTALADOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

4Há algum tempo o Sistema de Estacionamento Rotativo, a Zona Azul, está desativado, o que dificulta deveras a oportunidade de encontrar uma vaga para estacionar o carro no centro. Com o crescimento da cidade, o problema se agrava a cada dia. Acontece que a coisa não é de hoje. Já foram experimentadas algumas idéias sem sucesso, como os “parquímetros”. Com o título “Prefeitura Realiza Mudanças no Estacionamento Rotativo”, o jornal Folha Patense publicou uma matéria a respeito em sua edição de 26 de fevereiro de 2000:

Em Café Empresarial realizado dia 25/02 na sede da CDL, foram anunciadas as mudanças que serão realizadas no Sistema de Estacionamento Rotativo, através da instalação dos paquímetros¹, equipamentos que irão controlar eletronicamente a utilização das vagas.

Patos de Minas sai na frente mais uma vez, ao adotar a Zona Azul Eletrônica. Com tecnologia americana, é considerado o mais moderno sistema de estacionamento rotativo existente no país. Cidades de São Paulo já possuem sistema semelhante, mas igual ao que está sendo implantado aqui, Patos é pioneira.

Os paquímetros eletrônicos funcionarão apenas em horários comerciais para facilitar o estacionamento. A rapidez e o conforto do auto-serviço estimulam maior fluxo de veículos e clientes, aumentando as possibilidades de venda.

Os paquímetros registram o tempo de permanência de cada veículo nas vagas de estacionamento. As vagas são demarcadas e os paquímetros são acionados por bottons recarregáveis (chips eletrônicos que armazenam informações). Paga-se pela fração de tempo utilizada. O botton pode ser colocado junto com a chave do veículo e funciona como moeda eletrônica, à qual se agrega um crédito que vai sendo debitado à medida em que o usuário necessita do sistema.

Patos possui 414 vagas demarcadas, sendo necessária a utilização de 220 paquímetros, que estão sendo adquiridos pela prefeitura através de contrato de locação com a empresa Parkway, de Belo Horizonte.

* 1 – Erroneamente o jornal usou o termo “paquímetro”, quando o correto é “parquímetro”. Paquímetro é uma ferramenta utilizada para medir a distância entre dois lados simetricamente opostos em um objeto.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Youtube.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in