POÇO ARTESIANO DA PRAÇA PACÍFICO SOARES

Postado por e arquivado em 2014, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Não foi possível detectar uma data oficial, mas o poço artesiano localizado na Praça Pacífico Soares¹ muito do provavelmente foi construído na década de 1940. Numa época em que era crítico o abastecimento de água na cidade, o poço foi de muita serventia. Naquele tempo o Córrego da Cadeia descia passando célere ao lado serpenteando o trajeto da ainda inexistente Avenida Padre Almir Neves de Medeiros e não era raro a presença de pessoas às suas margens praticando o lazer da pesca.

Com o correr dos anos as construções foram se estabelecendo no entorno do poço. E ele lá, servindo a comunidade sem sinais de fraqueza. Até que chegou o tempo em que a mão humana começou a contaminá-lo. Ali perto, entre as Ruas Adélio Maciel e José de Santana, próximo à Praça João Senhorinho, há uma nascente cujas águas formam um arroio, que passa ao lado do poço e desemboca no Córrego da Cadeia. Entre os anos de 1993/94, o arroio foi canalizado e por cima dele aconchegaram o asfalto e o concreto. Com a urbanização da região, tanto o Córrego da Cadeia quanto o arroio passaram a servir como via de transporte do esgoto doméstico para envio ao Rio Paranaíba. Inexoravelmente, o lençol freático do poço artesiano se contaminou.

Hoje, a água do poço é caracterizada como “não potável”, portanto, imprópria para consumo. O que impressiona nele é o enorme volume de seu lençol freático, pois desde seus primeiros jorros nunca deixou de fornecer muita água, mesmo exaustivamente explorado. A prova é a sua rotina diária: inúmeros caminhões-pipas de vários tamanhos e modelos que se enchem com seu precioso líquido. Sem chuva há meses, está lá sem fraquejar.

Se hoje sua água não presta para consumo, há um risco aparente no ar de que a coisa pode piorar e até se tornar fatal com a extinção do poço. Comenta-se que a Prefeitura Municipal doou a Praça Pacífico Soares à Câmara Municipal para a construção de sua sede própria. Se for assim, seria trágico a extinção de uma praça. E pior: seria o fim do poço que vem servindo a população há tantos anos?

0

* 1: A Praça Pacífico Soares está localizada entre as Ruas Olegário Maciel, Tobias Cândido e Joaquim das Chagas e a Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, na quadra 35 do setor 18, Bairro Santo Antônio.”

* Texto e foto (13/09/2014 ): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe