CRIADO O PONTO DO LIVRO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC01824Que tal uma boa leitura enquanto espera o ônibus? É essa uma das propostas do projeto “Ponto do Livro”, que busca levar cultura e conhecimento a toda população. Essa modalidade de entretenimento já está presente em muitas capitais brasileiras e agora chega a Patos de Minas. O projeto consiste em instalar estruturas em pontos de ônibus abrigando livros, numa espécie de biblioteca pública. A ideia central da ação consiste no empréstimo gratuito e na doação espontânea de livros. Sobre o assunto, o portal Patos Hoje, edição de 30 de setembro de 2014, publicou a seguinte matéria¹:

Os patenses ganharam nesta terça-feira (30) uma biblioteca a céu aberto. O “Ponto do Livro” vai funcionar na Praça Desembargador Frederico e terá acesso livre a qualquer pessoa. A Banda de Música da 10ª Região da PM, diretores do Grupo Farroupilha, alunos do Marcolino de Barros e autoridades participaram da inauguração. A intenção é desenvolver o hábito da leitura, levando mais cultura e conhecimento às pessoas. De acordo com o coordenador do projeto, Glauber Queiroz do Grupo Farroupilha, o “Ponto do Livro” já existe com sucesso em outras capitais e eles resolveram implantá-lo na cidade. A diretora administrativa do grupo, Erika Urban, ressaltou que a intenção é desenvolver o hábito da leitura nas pessoas, para promover a formação social e o enriquecimento cultural.

O projeto funciona da seguinte forma: uma estrutura foi disponibilizada na praça da antiga rodoviária e os livros podem ser levados para a casa, passados para outra pessoa e devolvidos no mesmo local. Além do hábito da leitura, o Ponto do Livro vai promover o espírito da gentileza entre a população. Vários usuários do transporte público também acompanharam a inauguração.

E tem mais. Não existe cadastro, nem pagamento. O projeto visar oferecer para todas as pessoas, sem distinção, a possibilidade de conhecer várias obras sejam elas, clássicas, didáticas ou literárias. As pessoas que quiserem doar até cinco livros podem fazer as doações diretamente no Ponto do Livro.

As pessoas que quiserem fazer mais de cinco doações podem entrar em contato com o Grupo Farroupilha no telefone 38229950 ou ir até o escritório situado à Rua Major Gote, 585, 8º andar. Erica Urban pediu o apoio de todos na preservação do projeto que não haverá vigia, funcionando 24 horas por dia. Representando o prefeito Pedro Lucas, o vice-prefeito Sandro Ângelo ressaltou a importância do projeto para a promoção da cultura.

* Foto (09/11/2014): Eitel Teixeira Dannemann.

* 1: Texto de Farley Rocha.

Compartilhe