LULU DA POMERÂNIA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

A1Tem a mesma origem pré-histórica de todos os Spitz, mas foi selecionado na região prussiana da Pomerânia, Alemanha. Possui entre seus antepassados os resistentes puxadores de trenó. Eles chegavam a pesar 13 kg e eram geralmente brancos. Não se sabe exatamente quando começou a ser gerado em tamanho pequeno.

Altura máxima de 30 cm; peso de aproximadamente 5 kg; crânio em forma de cunha; olhos escuros, não grandes, inteligentes; orelhas pontudas e retas; cauda dobrada sobre o dorso; pêlo cerrado e comprido nas tonalidades de uma só cor, branco, vermelho, laranja, negro, cinza. A pelagem é perfeita aos três anos, na velhice podem aparecer manchas de calvície.

Saltitante, alegre, corajoso, astuto, obediente e ativo, ele se dá ao máximo todos os dias. É curioso, jovial, autoconfiante (até metido)  ladrador implicante contras os estranhos e atencioso, sempre pronto para caçar e se aventurar.

Depois de ter sido vigia e pastor no Renascimento, foi reconhecido pelo English Kennel Club em 1870 e tornou-se um cão de companhia de luxo. Afeiçoa-se muito à casa e, às vezes, improvisa-se como cão de guarda.

Precisa de exercícios, mas se satisfaz com brincadeiras dentro de casa ou passeios curtos. Apesar de agasalhado por seu pêlo, ele é muito ligado à família e pequeno demais para viver fora de casa. Seu pêlo duplo precisa ser escovado no mínimo duas vezes por semana e recomeda-se todos os dias nas mudas.

Os filhotes nascem muito pequenos e delicados; três recém-nascidos podem ser abrangidos na palma da mão.

A expectativa de vida é de 12 a 16 anos.

NOTA:  A foto é do Nando, de Dirce Galli, que o descreve assim: O Meu NANDO nasceu em 01/07/2005, é um cachorrinho danado de esperto, inteligente e muito competente no seu serviço, que é guardar o seu dono. Os spitz quase não tem cheiro, seus pelos não embaraçam, é muito fácil para dar banho e escovar. Quando comprei o Nando, a raça ainda era rara por aqui, ele sempre fez muito sucesso pela beleza e perfeição, tem pedigree e as pessoas entendidas dizem que ele é um exemplar perfeito; já fez comercial em um site de moda feminina COLETTE, e suas fotos no baixaki foram destaque por semanas. Hoje com 8 anos me deu  netinhos, cruzou com a Gabi, outra lulu muito bonita e tiveram  3 filhotinhos, 1 machinho que é o Guto e 2 fêmeas que se chamam Telma e Lola, essas ficaram com a mamãe. Sou muito apegada a ele pois entrou na minha vida num momento difícil onde meu único filho saiu de casa para estudar fora e a solidão veio com tudo. Ele supriu essa ausência com muita competência e um amor tão belo que fica difícil de descrever. Hoje moramos os 5, eu, Dirce Galli, meu filho  Benhur, nossos cãezinhos Nando, Guto e Boris em Balneário Camboriu-SC .

* Fonte: Todos os Cães, de Gino Pugnetti.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in