NEUSINHA MORAIS NO FESTIVAL DE OURO PRETO DE 1983

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

DSC01765Muito boa a participação da cantora patense Neusinha Morais no IV Festival de Música Popular de Ouro Preto, numa promoção do Grêmio Literário Tristão de Ataíde, Fundação de Artes de Ouro Preto, Prefeitura Municipal e DA Escola de Minas, realizado dias 30/31 de julho próximo passado.

Foram inscritas 653 músicas de todo o Brasil assim distribuídas: Bahia 07, Ceará 01, Distrito Federal 09, Espírito Santo 11, Goiás 06, Minas Gerais 245, Paraná 03, Rio de Janeiro 340, São Paulo 31. Deste total foram classificadas 30 músicas que concorreram ao prêmio de música popular e 05 que concorreram no gênero regional.

Dentre os classificados para a semifinal podemos citar alguns cantores e compositores bastante conhecidos do público patense como: Grupo AdCanto, Luli/Lucina, Geraldo Azevedo, Grupo Chapéu de Sol, Edson Aquino, Tibério Gaspar, Marcus Viana, Gil da Mata e Jorge Pontual.

Neusinha Morais defendeu a música JURITI (Aldo Justo/Paulo Tovar), música muito conhecida dos patenses, pois foi executada pelo Grupo Liga Tripa (DF) e pela própria Neusinha na abertura do show de Sá e Guarabira.

No dia 31 (sábado) foram apresentadas as 30 classificadas que concorriam ao prêmio de música popular. Destas, foram escolhidas 12 que foram apresentadas na grande final de domingo. Neusinha Morais com uma interpretação muito bonita, conseguiu a sua classificação entre as 12 finalistas.

Considerando-se o alto nível das músicas e dos participantes bem como a dimensão do próprio festival, podemos afirmar que foi um bom trabalho e mais um ponto a somar na carreira da Neusinha. Vale ressaltar a identificação do público com a música apresentada, principalmente na finalíssima do festival, quando na sua maioria ele se juntou à cantora para cantar a sua “vontade de ver o dia nascer pelo avesso”.

Acompanharam a Neusinha, Wagner Pereira (voz, contra-baixo), Luiz Carlos Esteves (voz), Ricardo Barcellos (violão), Fino (percussão), Miguel (percussão), Caíca (percussão).

O vencedor do festival foi Marcus Viana (líder do Grupo Sagrado Coração da Terra e violonista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais) com a música “Selvagem”, que também foi vencedora do Festival de Três Pontas. O 2.º lugar ficou com Nilson Chaves (RJ), com “Espelhos” e o 3.º com Homero Ferreira (RJ) com “Marcas do Passado”.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 70 de 31 de agosto de 1983 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

Compartilhe