1.ª MINIGERAÇÃO HÍBRIDA DO BRASIL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

MINIGERAÇÃOA Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) coordenou a conexão da primeira unidade de minigeração hibrida do Brasil. A usina termelétrica (UTE) instalada na Fazenda Recanto, em Patos de Minas, é a primeira instalação conectada à rede elétrica da Cemig, em parceria com as empresas Alsol e Trivelato Biogás.

A energia elétrica da unidade é gerada a partir de um gerador movido a biogás, produzido por um biodigestor através do processamento dos dejetos provenientes da granja suína instalada na fazenda. A energia gerada é utilizada nos processos produtivos da propriedade e o excedente é injetado na rede de distribuição de energia elétrica da Cemig, gerando créditos para o cliente.

A novidade está amparada pela Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que estabelece as condições para o acesso de microgeração (potência instalada menor ou igual a 100 kW) e minigeração distribuídas (potência instalada entre 100 kW e 1000 kW) aos sistemas de distribuição e compensação de energia elétrica.

A termelétrica instalada na Fazenda Recanto tem capacidade para gerar 202 kW, tornando-se a primeira unidade de minigeração do Brasil conectada ao sistema de distribuição e a maior do gênero em todo o país. Segundo dados da Aneel, atualmente existem apenas duas conexões de biogás enquadradas na Resolução 482, ambas no Paraná, com potências de 30 e 80 kW (microgeração).

Na mesma ocasião foi inspecionado e liberado o sistema fotovoltaico de 11 kWp, que a partir de agora opera em paralelo com a usina de biogás. Esta situação é inédita visto ser a primeira usina híbrida do país utilizando energia solar e dejetos de suínos para produção de energia elétrica.

* Fonte: Texto publicado com o título “Cemig conecta a primeira minigeração híbrida do Brasil” na edição de 29 de novembro de 2014 do jornal Folha Patense.

Compartilhe