CASA GOTTE DESFAZ SOCIEDADE – 1942

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

A Casa Gotte foi fundada por Sesostres Dias Maciel, o Major Gote, no final do século 19. Funcionava na Rua Major Gote, esquina com Olegário Maciel, onde hoje está funcionou a Eletrodias. Foi uma das mais conceituadas e completas do gênero, inclusive elogiada no importante livro “Municipio de Patos”, de Roberto Capri, editado em 1916.

Anúncio veiculado no jornal Cidade de Patos em janeiro de 1918 informa que a Casa Gotte fora adquirida pelos Srs. Baptista e Ribeiro. Numa entrevista concedida à revista A Debulha (30/06/1983), o Sr. Pacífico Soares afirma: “… depois o Major Gote me chamou para trabalhar em sua loja comercial que ficava ali, onde hoje está a Eletrodias… Depois o Major Gote fêz sociedade com o Amadeu Maciel (irmão de Sesostres) e eu fiquei lá até 1936, quando eles venderam a loja para o Bermudes”. Entretanto, em 1933 o jornal A Reforma publicou um anúncio da casa como sendo de propriedade de Amadeu Dias Maciel.

O anúncio em questão nos dá conta de que a Casa Gotte, em 1942, era de propriedade dos sócios Abner Affonso de Castro e Bermudes Affonso Alves. Além do comércio, os dois também eram sócios no Edifício São Bento e no Cine Tupã. Desfeita a sociedade, Abner ficou com o comércio e Bermudes com os dois edifícios.

DSC01833* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 22 de março de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

Compartilhe