IV ENCONTRÃO-CANTAR NA PRAÇA

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

DSC01861Com intensa programação artística e cultural, que teve início no dia 31 de março e se estendeu durante todo o mês de abril, a Casa da Cultura de Patos de Minas, realizou com pleno êxito, o IV Encontrão-Cantar na Praça, o maior evento de cultura popular da cidade e região.

A ousada experiência de se fazer um mês inteiro de atividades, teve ampla aceitação e participação do público patense. Da programação constou: exibição do documentário S-8 “Santo de Casa” de Clênio Pereira, Maurílio Pinheiro e Ribamar Teixeira, nos bairros e escolas; show musical com a cantora Titane, excelente voz e um belo trabalho, um espetáculo musical que emocionou e contagiou.

Mímico, maroto, matreiro, malandro, saltimbanco ou herói, mil faces retratadas na face de Farinelli, um recado de alegria e vida que pôde ser visto pela primeira vez em nossa cidade, no espetáculo “Os Gestos Começam onde Terminam as Palavras”, um bem aprimorado e divertido trabalho de mímica.

Exposição de fotografias de Giovani Pereira, um documentário do I, II e III Encontrão e demais eventos artísticos e culturais da cidade, um verdadeiro trabalho profissional, de gente que leva a sério o que faz. A abertura da mesma, contou com a participação da Lyra Mariana Patense.

Reapresentação do espetáculo teatral “Alzira Power”, de Bivar, montagem de sucesso do Grupo Gruta, com os atores Célia Santos e Cleonaldo Silva que já circularam por várias cidades mineiras com a peça.
Espetáculo de Dança Afro, com o Grupo Liberdade Canta e Dança de BH, que numa demonstração da cultura negra, se apresentaram com muita garra e beleza, num espetáculo diferente de dança e capoeira.

Show musical com Saulo Laranjeira – um nome, uma descoberta, um talento, um cantor ou um excelente ator? Quem é Saulo Laranjeira? Sem dúvida o ponto alta da temporada de espetáculos em recinto fechado, Saulo Laranjeira, conquistou a platéia com seus hilariantes causos e personagens. Mineiro de Pedra Azul, Saulo Laranjeira contagia, faz delirar… A simplicidade em pessoa, chegou e deu o recado! Dentro em breve, estará de volta à nossa cidade, numa próxima promoção da Casa de Cultura.

Das atividades culturais aconteceram debates e palestras com o historiador patense Geraldo Fonseca; com o Professor Corrêa Fernando Dias, da UNB-Brasília sobre Cultura Brasileira; lançamentos de livros dos escritores Carlos Herculano, Carlos Figueiredo, Jason H. Mota (do Vale do Jequetinhonha).

O ponto culminante do IV Encontrão, aconteceu no domingo de Páscoa, dia 22, com a Alvorada da Banda do 15.º BPM e da Lyra Mariana Patense. Às 8 horas retreta infantil com a Banda do 15.º BPM; animação de palhaços, teatro infantil com participação das Escolas Polivalente e Cônego Getúlio; dança com a participação da Academia de Ballet Cristiane Morais; apresentação do Grupo de Capoeira Mãe Preta com os alunos do Ciame; Mamulengo Pagode, de Brasília.

A animação musical esteve a cargo de Doroty Marques, cantora mineira, residente em São Paulo, que desenvolveu durante duas semanas um projeto de Animação Infantil “Criança faz Arte”, nas escolas de 1.º grau, com o total apoio do 18.º DRE. O Teatro de Bonecos esteve a cargo de Beto Andrade, um bonito trabalho. A Rádio Clube de Patos deu toda a cobertura, com a transmissão direta: nos moldes do Programa “Só para Crianças”, animado pelo Jonas.

À tarde, um colorido espetáculo folclórico, com a participação das folias de reis, congados, Moçambique, vilão Quatro-Pés e Dança do Pica-Pau, folclore negro da cidade e região. O Vale do Jequitinhonha, marcou presença, com uma caravana composta de 90 pessoas, numa viagem de quase trinta horas, e nos trouxe a Banda de Taquera. Tambozerios e o bonito e rico trabalho dos Trovadores do Vale, um coral que expressa sua musicalidade através da pesquisa musical, artística e folclórica naquela região, sob a coordenação de Frei Chico. O coral, cantou também na Igreja dos Frades Capuchinhos, durante a missa das 17 horas, além da participação no Show de Saulo laranjeira.

A vinda da caravana do Vale do Jequitinhonha contou com o intercâmbio e o empenho de Jane Simões e Paulo Roberto, patenses que residem e trabalham naquela região. Com o apoio da Secretaria do Trabalho, foi possível trazer um caminhão do rico artesanato do Vale, que ainda se encontra em nossa cidade, para ser vendido pela Casa de Cultura, numa exposição no Hall do Cine Garza.

À noite, a festa foi se intensificando, caminhando para o seu final, enriquecida por vozes dos nossos poetas, e o canto cheio de vida e intenção dos nossos artistas, cantores, tocadores ou cantadores. Toda essa emoção que sai da garganta com jeito de arrepio, é uma forma de preservar, restaurar e incentivar a nossa cultura, a nossa arte, a nossa gente, o nosso patrimônio histórico e cultural, a nossa força.

A homenagem desde ano, foi prestada à Lyra Mariana Patense, que desde 1942 marca com grande importância a história musical de nossa cidade. Por esta escola passaram grandes músicos que no passado coloriram nossos dias e que, ainda hoje, desfilam sua vitalidade e poesia, simples e cotidiana, pelas ruas de Patos.

A Casa da Cultura visa realizar este levantamento histórico e, entre outros, é seu objetivo nesta justa homenagem, chamar a atenção das autoridades e entidades culturais para um esforço solidário que propicie condições de continuidade deste trabalho apaixonado e abnegado.

O momento da homenagem aconteceu com o Encontro das Bandas do 15.º BPM e Lyra Mariana, que juntas executaram algumas músicas, foi um momento muito bonito.

A Casa da Cultura na oportunidade, agradece a todos quantos de uma forma ou de outra contribuíram para o pleno êxito e sucesso do evento, às firmas comerciais da cidade, aos órgãos de comunicação falado e escrito, e sem querermos cometer nenhuma injustiça, em especial os nossos agradecimentos ao Sr. Prefeito Arlindo Porto, Associação Comercial, Deputado Estadual José Maria Vaz Borges, Sr. Oswaldo Amorim, Empresa São Cristovão, Empresa Gontijo, Academia Dalal Ballet, Minas Caixa, CEMIG, INDI, BDMG, TURMINAS, Bebidas Zago-SKOL, Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social, Secretaria da Agricultura, Murilo Corrêa, Elmiro Nascimento, Parc (Paulinho), COPASA, COCA-COLA.

Ainda como extensão do IV Encontrão-Cantar na Praça, esteve se apresentando em nossa cidade, o dramaturgo e ator Plínio Marcos, nome de grande importância cultural e política no país. Autor de vários textos teatrais de renome, Plínio marcos apresentou o monólogo “O Palhaço repete seu Discurso”, domingo dia 29 de abril, às 21 horas no Auditório da Rádio Clube. A promoção foi da Casa da Cultura e a realização da Cadoro Publicidades.

* Fonte e foto: Texto de Maria Célia Santos e Márcio Luiz Maciel publicado com o título “IV Encontrão: Uma Ousadia que deu Certo!” na edição n.º 91 de 30 de abril de 1984 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

Compartilhe