INTRIGANTE QUESTÃO DO NOME DA AVENIDA MARABÁ, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

MARABAO trecho compreendido entre a Praça dos Ex-Combatentes (em frente ao Caiçaras Country Clube e Parque de Exposições) e o trevo com a BR-354 recebeu o nome de Avenida Marabá, por determinação do prefeito Dácio Pereira da Fonseca, em 09 de dezembro de 1981 através da Lei n.º 1.780. Não há nenhuma justificativa sobre a escolha do nome. Por curiosidade, o substantivo “marabá” significa mestiço de francês com índia; filho de índio com branco; filho das ervas.

Eis que, cinco anos depois, o edil Romero Santos da Silva descobriu que já existia na Cidade um logradouro com o nome de Avenida Marabá. Então veio a público a Lei n.º 2.106, de 12 de maio de 1986, que assim determina em seu Art. 1.º: Fica denominada de Avenida José de Souza Rego, a atual Avenida Marabá, localizada entre as Ruas Nito de Deus Vieira, Tomaz de Aquino e João de Barros, setor 09, quadras 26 e 27.

O tempo passou até que em 30 de novembro de 2000 os vereadores Hermes Alves de Oliveira, José Azevedo dos Santos e Pedro Lucas Rodrigues enviaram ao prefeito Elmiro Alves do Nascimento o Projeto de Lei n.º 1.432 que assim determina em seu Art. 1.º: Fica denominada de Av. Athayde Pereira da Fonseca a atual Av. Marabá, localizada no trecho compreendido entre a Praça dos Ex-Combatentes e o Trevo com a BR-354.

Os três vereadores assim justificaram a proposta de mudança de nome da Avenida Marabá para homenagear um parente do Dr. Dácio Pereira da Fonseca:

A presente proposição visa a prestar homenagem in memória ao Sr. Athayde Pereira da Fonseca, filho de Patos de Minas/MG, tendo portanto aqui nascido e vivido toda sua vida, dedicando desde criança ao trabalho, conforme destacado em seus dados biográficos, sempre lutou com denodo e determinação, tendo sido um verdadeiro empreendedor, sempre praticando o bem. A Av. Marabá é sem dúvida uma via pública de importante destaque para nossa cidade, pois é uma das entradas da cidade, no entanto no projeto de Lei que denomina de MARABÁ, não existe, senhores Vereadores, nenhuma justificativa por mais simples que seja, à alusão sobre quais os eventuais motivos que levaram a tal denominação.

Talvez por estar em final de mandato, sabe-se lá se foi isso mesmo, Elmiro não sancionou o Projeto de Lei dos três edis. De lá para cá, sentaram no trono da prefeitura, por ordem, José Humberto Soares, Antônio do Valle Ramos, Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, Pedro Lucas Rodrigues, José Eustáquio Rodrigues Alves e agora o atual Luís Eduardo Falcão Ferreira. Nenhum deles sancionou o Projeto de Lei n.º 1.432. O mais interessante de tudo é que um dos autores do tal projeto de lei, Pedro Lucas Rodrigues, foi prefeito e até ele deixou para lá. Intrigante. Portanto, a Avenida Marabá continua sendo Avenida Marabá.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Câmara Municipal de Patos de Minas.

* Foto: Aislan Henrique (04/12/2013) – Patosagora.net.

Compartilhe