CARTA DO PARANAÍBA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

CARTA DO PARANAÍBA 1A FUCAP – Fundação Cultural do Alto Paranaíba, através de seus Diretores João Marcos Pacheco, Nelson Missias de Morais e Carlos Alberto Donâncio Rodrigues, respectivamente Presidente, Diretor Executivo e Diretor Artístico realizou nos últimos dias um dos trabalhos de mais fôlego de todos os já realizados pela Fundação desde sua instituição a 19 de janeiro deste ano.

Na data de 17 de setembro foi redigido um manifesto que recebeu a denominação de “CARTA DO PARANAÍBA”. O documento apoia a criação da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais e endossa a indicação do Deputado José Aparecido de Oliveira, pelo Governador Tancredo Neves, para ocupar a Pasta da Cultura.

Após a redação do documento, os Diretores Carlos Alberto Donâncio Rodrigues e João Marcos Pacheco, visitaram os Deputados José Mendonça de Morais (Federal) e José Maria Vaz Borges (Estadual), legítimos representantes da Região do Alto Paranaíba, pedindo que também fossem signatários da Carta. Recebidos com satisfação e cortesia pelos deputados obtiveram deles seu apoio. Reconheceram o valor do trabalho e se dispuseram a acompanhar os diretores da FUCAP até o Governador do Estado e Deputado José Aparecido.

Em seguida os Diretores João Marcos Pacheco e Nelson Missias de Morais, com recursos financeiros da Fundação, visitaram os Prefeitos Municipais e Presidentes de Câmaras de quinze municípios da Região. Nestas visitas os Diretores conscientizaram os Prefeitos, Presidentes de Câmaras e de Entidades Culturais, das finalidades básicas da Fundação, como entidade empenhada na coordenação e desenvolvimento da atividade cultural-artística em Patos de Minas, cidade sede e Região. Também esclareceram às autoridades visitadas os objetivos da “CARTA DO PARANAÍBA”, dando a elas conhecimento do seu teor e colhendo a assinatura de apoiamento à iniciativa. Certa de oitocentos quilômetros foram percorridos na Região, demonstrando assim a grande extensão geográfica do Alto Paranaíba, bem como comprovando-se a facilidade de acesso a todos os municípios que compõem nossa região.

Concluído o trabalho, juntamente com o deputado Estadual José Maria Vaz Borges, foram os Diretores João Marcos Pacheco, Nelson Missias de Morais e Carlos Alberto Donâncio Rodrigues, recebidos pelo Exmo. Governador do Estado Dr. Tancredo de Almeida Neves e posteriormente pelo Deputado José Aparecido de Oliveira. A receptividade por parte do Sr. Governador Tancredo Neves e Deputado José Aparecido, deixou a direção da FUCAP realmente honrada e feliz pela iniciativa.

O grande interesse da FUCAP em apoiar a criação da Secretaria da Cultura, se prende ao fato de que o interior do Estado, de certa forma, não tem recebido uma cobertura compatível com suas promoções e através da criação de uma Secretaria específica também será assegurado um maior intercâmbio entre interior e capital, já que no projeto encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, no Capítulo II – Da Secretaria de Estado da Cultura, Item III, prevê-se: “articular-se com órgãos e entidades culturais e artísticas do Estado, prestando-lhes assistência técnica e financeira”.

Por ser hoje um documento de real significado para a vida cultural de Minas Gerais e por ser também a Região do Alto Paranaíba a primeira a se manifestar uníssona a favor da criação da Secretaria da Cultura, transcrevemos na íntegra o teor da “CARTA DO PARANAÍBA”, bem como a relação de seus signatários:

Excelentíssimo Senhor
Doutor TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Digníssimo Governador do Estado de Minas Gerais.

“Minas Gerais pela força do seu destino e pelo vigor de sua história, tem singular presença na vida cultural do País, desde os primórdios de sua formação. Isso confere ao Governo enorme responsabilidade política, que implica em árdua e perene missão no processo de seu desenvolvimento cultural.”
Tancredo de Almeida Neves

Erguemo-nos confiantes nos destinos desta terra das alterosas, tendo à frente como guia e mestre, o grande político e o homem de fé espelhado historicamente por Vossa Excelência.

Princípios fundamentais de uma nova era político-administrativa foram propostos pelo ilustre Governador visando, antes de tudo, dinamizar o governo estadual em todas as frentes.

Aqui colocamos em destaque, por nosso campo de atuação, a proposta de se criar, no âmbito governamental, a Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

A FUCAP – FUNDAÇÃO CULTURAL ALTO PARANAÍBA, entidade sediada em Patos de Minas, cuja política de ação visa unir, coordenar e viabilizar as diversas manifestações culturais do Alto Paranaíba, ciente da importância da criação dessa Secretaria, hipoteca ao ilustre Governador, todo seu apoio e se propõe a trabalhar junto à mesma, para que seus objetivos sejam plenamente alcançados.

Com a FUCAP – FUNDAÇÃO CULTURAL DO ALTO PARANAÍBA, várias entidades culturais de nossa região, bem como vários prefeitos dos Municípios do Alto Paranaíba, fazem coro, aplaudindo esta feliz iniciativa de sua Administração.

Nosso aplauso e o nosso apoio à criação da Secretaria de Cultura de Minas gerais tem fundamento na grande importância que este novo órgão terá na condução de uma política cultural como exige a nossa tradição de mineiros.

Minas tem se mostrado celeiro de grandes expoentes da vida nacional, e o setor artístico-cultural muito tem contribuído para levar além fronteiras o nome de nosso Estado.

Entendemos que muito se tem feito no campo da cultura em Minas gerais, muito embora de forma isolada entre grupos e entidades, com restrito apoio governamental.

A criação da Secretaria de Cultura de Minas gerais torna-se pois imprescindível para que o movimento cultural mineiro possa contar com o apoio sólido da esfera governamental e com uma direção precisa que lhe permita organizar-se e fazer-se forte, ocupando assim o seu lugar no cenário nacional.

Urge portanto que se passe do plano à ação, criando-se a Secretaria de Cultura de Minas Gerais, dentro do mais curto prazo possível, tendo em vista que a sua implantação imediata virá reforçar o ânimo que ora envolve todas as entidades culturais do Estado, sejam do interior ou mesmo da capital.

CARTA DO PARANAÍBA 2Hoje, mais do que nunca, é preciso uma mudança nas relações culturais entre o interior e a capital. O estabelecimento de uma política de “mão-dupla”, propiciará uma maior participação de toda comunidade cultural mineira, contribuindo para que tenhamos um diagnóstico completo da realidade cultural.

Entendemos que para bem conduzir esta nova Secretaria, para que ela possa alcançar suas metas, necessário se faz que o seu titular seja uma pessoa profundamente comprometida com o nosso movimento, sensível às legítimas aspirações de todos quanto militam nesse campo em nosso Estado.

Sabemos da indicação por Vossa Excelência, do ilustre Deputado Federal José Aparecido de Oliveira para ocupar a pasta da Cultura de Minas Gerais, e aqui hipotecamos nosso irrestrito apoio àquela sábia indicação, face a comprovada competência e a inconteste ligação com o movimento cultural mineiro, do nobre parlamentar, muito bem qualificado para o cargo.

O Deputado José Aparecido de Oliveira muito sensibilizou-nos quando esteve em Patos de minas, no mês de abril último, em sua primeira visita após sua indicação para a pasta da Cultura.

Naquela oportunidade o digno parlamentar manteve contatos com várias entidades culturais e vários prefeitos do Alto Paranaíba, angariando de todos a simpatia, pela amplitude de suas idéias e pela cordialidade no trato com os presentes ao encontro, sendo portanto um nome considerado à altura de exercer a alta e difícil função de Secretário de Cultura de Minas gerais.

Acreditamos no futuro cultural de Minas, e conosco estão solidários os ilustres parlamentares, Deputado Federal José Mendonça de Morais e Deputado Estadual José Maria Vaz Borges, ambos legítimos representantes desta vasta e rica região do Alto Paranaíba, que também assinam a presente carta, certos de que ela reflete o pensamento do nosso movimento artístico-cultural. Movimento este que os dignos deputados têm acompanhado de perto com interesse e sensibilidade. Além deles, também são signatários da Carta do Paranaíba, diversos Prefeitos Municipais, Presidentes de Câmaras e de Entidades Culturais de nossa região.

Confiantes no respaldo que este documento certamente encontrará junto ao eminente Governador, tomamos a liberdade, certos do seu consentimento, de encaminhar cópia desde a cada um dos senhores Deputados Estaduais da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, para os fins a que ele se propõe.

Externamos nosso apreço e estima, reafirmando os votos de uma feliz e profícua gestão à frente de nossa Minas Gerais.
Patos de Minas (MG), 17 de setembro de 1983.
FUCAP – Fundação Cultural do Alto Paranaíba
João Marcos Pacheco – Presidente
FUCAP – Fundação Cultural do Alto Paranaíba
Nelson Missias de Morais – Dir. Executivo
FUCAP – Fundação Cultural do Alto Paranaíba
Carlos Alberto D. Rodrigues – Dir. Artístico
José Mendonça de Morais – Deputado Federal
José Maria Vaz Borges – Deputado Estadual

PREFEITURAS MUNICIPAIS DE:
Patos de Minas – Arlindo Porto neto
Guimarânia – Osmário Gonçalves dos Reis
São Gonçalo do Abaeté – José Lucas da Silva
Arapuá – Geraldo Medeiros
São Gotardo – Paulo Uejo
Matutina – Antônio Flávio Rodrigues
Rio Paranaíba – José Maria Rosa
Carmo do Paranaíba – Ajax Barcelos
Lagoa Formosa – Delfim Gomes Ferreira
Vazante – José Benedito dos Reis Calçado
Lagamar – Lucas José da Silva
Patrocínio – Amâncio Silva
Presidente Olegário – Natal José Fernandes
Monte Carmelo – Ajalmar José da Silva
Coromandel – Nivaldo Humberto da Silva

CÂMARAS MUNICIPAIS DE:

Patos de Minas – Ilídio Alves Neto
Guimarânia – Valdir José dos Reis
São Gonçalo do Abaeté – Raimundo Almeida Matos
Arapuá – Wilson Boaventura
São Gotardo – Fernando Rego Pessoa
Matutina – Fernando Rodrigues Franco
Rio Paranaíba – Alderico Camilo Pereira
Carmo do Paranaíba – Milton Célio Vieira
Lagoa Formosa – Maurício José Fernandes
Vazante – Herval José Ferreira
Lagamar – Celso Alves Guimarães
Patrocínio – Ocacyr de Siqueira
Presidente Olegário – Olímpio de Araújo Queiroz
Monte Carmelo – Maria Imaculada Canedo
Casa de Cultura Monte Carmelo – Vivaldo Barbosa
Casa de Cultura Carmo do Paranaíba – Janete Braz de Lima
Casa de Cultura Patrocínio – Evaldo Resende Cunha
Comissão Casa de Cultura Patos – Márcio Luiz Maciel
Centro Cultural Rui Barbosa – Luiz Henrique Rodrigues
Clubinho Carnavalesco do Povo – Marcos Antônio Caixeta Rassi
Grupo de Teatro Amador de Patos – Magali Costa Santos
União dos Estudantes Patenses-UEP – Petrônio de Souza Martins
Escola de samba Acadêmicos – Antônio Basílio Leal do Prego
União dos Artistas Plásticos e Artesãos – Ivalda Alves da Silva
Lira mariana Patense – Manoel Cotote Sobrinho
Diretório Acadêmico 16 de maio-Patos – Evander Luiz Simão
Centro de Estudos Teatrais-Patos – Eugênio de Melo Ribeiro.

NOTA: A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais foi criada no governo Tancredo Neves, lei 8.502 de 19/12/1983 e em 30 de janeiro de 1984, o deputado José Aparecido de Oliveira tomou posse como Secretário.

* Fonte e fotos: Edição n.º 78 de 15 de outubro de 1983 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe