ALLIANÇA DO LAR – 1942

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

A Aliança do Lar Ltda. foi uma empresa de sorteios de prêmios – como é hoje a Loteria Federal – que fez muito sucesso, principalmente na década de 1940. Era sediada na cidade do Rio de Janeiro na Avenida Rio Branco, n.º 91/5.º andar, e tinha Carta Patente n.º 113 expedida pelo Tesouro Nacional. Seu funcionamento era baseado no Decreto-Lei n.º 2891 assinado por Getúlio Vargas em 20 de fevereiro de 1942, que dispõe sobre os sorteios de imóveis realizados pelos clubes de mercadorias e dá outras providencias.

O interessante é que nas pesquisas sobre os sorteios da Aliança do Lar em vários órgãos de imprensa do país, não havia nenhuma distribuição de prêmios em “imóveis”, como determina o Decreto-Lei citado, mas somente em dinheiro.

A Aliança do Lar esteve presente em Patos de Minas sob a responsabilidade de José de Melo. O anúncio, de 1942, deixa evidente que aqui também todos os prêmios eram em dinheiro e não em imóveis.

DSC01828* Foto: Anúncio publicado na edição de 08 de março de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

Compartilhe