E. E. PROF.º MANOEL LOPES NOGUEIRA É PREMIADA EM 2014

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

ESCOLAA diretora da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas, inspetora escolar Susie Adriane Silva Pereira, e o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Patos de Minas, Dr. José Carlos de Oliveira Campos Júnior, entregaram na noite do dia 9 de dezembro de 2014, à comunidade escolar da Escola Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira, um aparelho notebook, pelo fato de a escola ter apresentado o melhor projeto, na região da superintendência, dentro do concurso de educação ambiental intitulado Educar para Preservar “Guarda Responsável: Que Bicho é Esse?”.

O concurso Educar para Preservar “Guarda Responsável: Que Bicho é Esse?” é fruto de uma parceria do Grupo Especial de Defesa da Fauna (GEDEF), do Ministério Público Mineiro, com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O objetivo é reconhecer, premiar e divulgar trabalhos desenvolvidos por escolas da educação da rede pública estadual, relacionados à proteção dos animais.

Neste ano, sete escolas estaduais da região da Superintendência Regional de Ensino de Patos de Minas apresentaram projetos no concurso e o que foi agraciado com o prêmio, por ter sido considerado o melhor, foi o desenvolvido pela Escola Estadual Professor Manoel Lopes Nogueira, situada no distrito de Pindaíbas, na zona rural de Patos de Minas.

Durante todo o ano, os alunos da escola desenvolveram ações individuais e coletivas, nas mais diversas disciplinas, para promover uma reflexão sobre uma das questões básicas e fundamentais da nossa sociedade: a conscientização da importância dos animais em nossos ambientes (doméstico e silvestre).

O projeto contou com o envolvimento da comunidade escolar e de parceiros da sociedade civil.

No curso do projeto, foi organizada uma “Parada DOG”, com a realização de palestras com veterinários e dermatologistas, demonstrações de adestramentos, cuidados (vacinas, tosas, banhos, corte de unhas, etc.); concurso de imitação de animais, desfile de moda de animais domésticos, passeatas e a criação de um espaço dedicado para denúncias de maus-tratos na rádio comunitária de Pindaíbas.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, realizada na própria sede da escola, a Diretora Silene Braga Soares Mota destacou o envolvimento da comunidade, parabenizou os alunos e funcionários e destacou a importância do reconhecimento do trabalho que foi desenvolvido.

A Superintendente Regional de Ensino e o Promotor de Justiça também parabenizaram toda a comunidade escolar e desejaram que o prêmio sirva de estímulo para que surjam novas conquistas dentro dos diversos desafios que envolvem a busca pelo conhecimento e pela aprendizagem.

O notebook foi entregue à diretora e será destinado para o uso da escola, exclusivamente no ambiente escolar.

* Fonte: Texto publicado com o título “Escola estadual da zona rural de Patos de Minas recebe prêmio por projeto de educação ambiental” na edição de 13 de dezembro de 2014 do jornal Folha Patense.

Compartilhe