25 ANOS DO GRUPO ESCOLAR MARCOLINO DE BARROS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

BTEXTO: ANTÔNIO DE MENDONÇA PINHEIRO (1942)

Acontecimento de importancia é o que marcará a passagem do dia 4 de junho de 1.942, com a comemoração do vigésimo quinto aniversario do Grupo Escolar “Marcolino de Barros”. Grata é a todos os conterrâneos, reconhecidos à divida sagrada que contrairam pela instrução lá recebida, onde se lhes abriu a luz da ciência e lhes formou o caráter.

Naquela data , então, em 1.917, é bom recordar-se com a presença do inspetor de ensino Sr. Dr. Mauricio Pothier Monteiro, Conego Getúlio Alves de Melo, que procedeu a benção do prédio, Dr. Antonio Carlos Soares de Albergaria, Dr. Adélio Dias Maciel, presidente da Câmara, Orlando Ferreira, inspetor regional, Cel. Farnese Dias Maciel, presidente do diretorio politico local, Dr. Marcolino de Barros, advogado e vice-presidente do mesmo diretorio, Dr. Eufrásio José Rodrigues e Dr. Laudelino Gomes de Almeida, médicos, e o diretor do estabelecimento, Modesto de Melo Ribeiro, instalou-se o nosso Grupo Escolar.

Por tão significativa efeméride, que assinala uma das etapas de vulto do nosso evoluir, a casa de ensino primario que tanto nos honra tantos pelos “elementos materiais ou pelos intelectuais com que foi e é dotada”, estuda, com razão, o melhor meio para comemorá-la com a pompa que o áto faz jús.

Destárte, no dia 4 de junho, todos os patenses correrão ao salão de festas do Grupo Escolar “Marcolino de Barros” que sempre teve dirigentes dignos, pela grandesa de seus corações ou pela capacidade, como o seu primeiro, o professor Modesto de Melo Ribeiro como os demais, Sebastião Cyrne, Vicente de Almeida Barbosa, Celcidia Alves Tiburcio Duarte e José Soares de Andrade, o atual, culto professor e grande amigo das crianças. A festividade que ai vem que tanto nos toca ao coração, será assistido por quasi toda a primeira turma que lá concluiu o curso, turma essa representada nas pessôas de José Olavo Amorim, Helena Mourão, Silvio de Melo Ribeiro, Vicente de Paula Borges, Pedro Mariano Batista, Alda Mendonça, Maria Caixeta Borges, Otávia Ribeiro, Maria de Melo, Alzira Borges Souto, Erothides Amaral e José Barbosa da Silva, festejando, entusiasticamente, com o pôvo, a data do passado e paciente gloriosos do nosso educandário de ensino primario.

NOTA: Inaugurado em 04 de junho de 1917 com o nome de “Grupo Escolar de Patos”, o educandário funcionou até 1933 no local onde é hoje a Escola Nossa Senhora das Graças, quando se mudou para o prédio atual. O nome “Marcolino de Barros” foi adotado em 1919.

* Fonte: Texto publicado na edição de 19 de abril de 1942 do jornal Folha de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Grupo Escolar Marcolino de Barros na década de 1960, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, via Marialda Coury.

Compartilhe