QUINTINOS URGENTE

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

QUINTINOSTEXTO: JORNAL DE PATOS (1926)

Aos dirigentes do municipio, como os altos poderes do Estado occorre um assumpto de maxima importancia administrativa, já por vezes debatido na imprensa local desta Cidade: Quintinos¹.

Um dos districtos mais futurosos do Municipio de Patos, pois suas terras admiravelmente uberrimas, de alta cultura, proprias para café, canna, fumo, algodão e outras producções, tanto agricolas como pastoris, acha-se, entretanto, encravado dentro de rios que o cercam por todos os lados, impedindo o seu desenvolvimento, mormente no tempo das aguas, o Areado ao norte, o Bebedouro ao sul, a leste o Abaeté e ao oeste o São Bento.

As duas unicas pontes, que restavam rodaram com as ultimas enchentes – a do Bebedouro e a de São Bento. A do Abaeté, há muito que se deteriorou por falta de providencias, cahindo em abandono, com grave prejuizo de toda a população. Parte integrante de uma communidade nacional, qual seja o Municipio de Patos, por seu turno um dos mais florescentes da República, por suas riquezas ainda inexploradas, o Districto de Quintinos recorre aos poderes que lhe são affectos pela carta magna que nos rege, afim de ser contemplado na distribuição dos favores do Governo.

Outrosim, hoje que parece resolvida a passagem da Estrada Paracatú, cujo traçado atravessa este Districto no lugar denominado Palmeiras, será alli um ponto obrigado de Estação, a serviço de uma região immensa, dadas as excepcionaes condições geographicas de sua situação, para o desdobramento de seu progresso.

É esta uma aspiração legitima do povo, que certamente não será descurada pelos que se empenham pela verdade do Regimen, com sinceridade patriotica, quaes os que vão assumir na hora presente a solução proficua dos mais substanciosos problemas, das necessidades publicas e sociaes. Fiat Justitia.

* Fonte: Texto assinado por “A. de Jesus” e publicado com o título “Urgencia” na edição de 07 de março de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de História no Unipam.

* 1: O Distrito de Quintinos pertenceu a Patos de Minas até 17 de dezembro de 1938, quando, através do Decreto-Lei Estadual n.º 148, foi anexado ao Município de Carmo do Paranaíba.

* Foto: Vista de satélite de Quintinos hoje, pelo Showmystreet.

Compartilhe