RESTAURANTE POPULAR: MAZELA COM OS NOMES DA TERRA

Postado por e arquivado em 2015, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

A instalação de um Restaurante Popular em Patos de Minas começou a se tornar realidade em 16 de março de 2005 quando a Lei n.º 5.578 foi sancionada pelo Prefeito Antônio do Valle Ramos. Seu artigo 1.º assim determina: “O Poder Executivo Municipal fica autorizado a implementar e colocar em efetivo funcionamento, o restaurante popular no Município, sem fins lucrativos, a fim de fornecer alimentação à população”.

Durante o processo de licitação para se determinar quem seria o responsável pela obra, tomou conta dos bastidores o trabalho da escolha do nome que batizaria a casa. Não se sabe o que se passou na cabeça dos envolvidos na discussão, mas a verdade vai contra a cidade: esqueceram dos inúmeros patenses que contribuíram e muito para o nosso progresso e que hoje nem como nome de beco são lembrados. A facada mortal na memória destes venerandos vultos veio em 29 de novembro de 2006 com a Lei n.º 5.820, sancionada também pelo Prefeito Antônio do Valle Ramos, que assim determina em seu artigo 1.º: “Fica denominado de Herbert de Souza ‘Betinho’ o Restaurante Popular do Município de Patos de Minas”.

Qualquer um em sã consciência tem noção, mínima que seja, que o Sr. Herbert de Souza “Betinho” merece ser honrado e homenageado com o batismo de qualquer logradouro público neste país. Mas, com todo respeito a este sociólogo e ativista dos direitos humanos, a verdade é que o Sr. Betinho não contribuiu com um “único grão de areia” para o progresso de Patos de Minas.

A lista de nomes da terra que poderiam ser homenageados é extensa. Mas o Poder Público patense preferiu voltar as costas para aqueles venerandos e batizar o Restaurante Popular com um nome estrangeiro. Nem você, Antônio José dos Santos e Formiguinha, que pode ser considerado o “precursor” da luta pela emancipação da Vila de Santo Antônio da Beira do Paranaíba e um dos mais ardorosos lutadores em prol daquele objetivo foi lembrado, assim como tantos outros.

E assim, em 10 de setembro de 2010, o Restaurante Popular Herbert de Souza “Betinho” foi entregue à população patense, tendo como Prefeita Maria Beatriz de Castro Alves Savassi e como Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, seu filho Gabriel de Castro Alves Savassi.

DSC01936* Texto e foto (14/01/2015): Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte das Leis: Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe