TELEMACO AUTRAN DOURADO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

ACom sua Exma. Família, seguiu no dia 18, para Monte Santo, onde vai exercer o elevado e espinhoso cargo de Juiz de Direito, o Dr. Telemaco Autran Dourado¹ que, de modo impeccavel foi o juiz d’esta Comarca, durante o anno de 1925.

Aqui o digno môço deixa innumeros amigos sinceros e admiradores enthusiastas de suas invulgares qualidades de espirito e de coração. E é com grande pezar, com profunda magua e movidos pela dor mais pungente que registramos esta noticia porque ainda não voltamos da dolorosa surpresa que ella nos trouxe.

Pezar por vermos afastar o amigo leal e sincero; magua profunda por assistirmos ao desgarre de um chefe de familia exemplar, servido por uma tempera romana; dor pungente por perdermos o juiz integerrimo, juiz que durante o exercicio de sua juricatura n’esta Comarca nunca permitiu o menor attentado ao menor direito, juiz que é um verdadeiro apostolo da Justiça, juiz que é um perfeito agonista do Direito, juiz que é um escravo fiel do Dever e da Lei, juiz como ha poucos em nosso Estado, juiz que pela sua integridade, pelo seu caracter inamolgavel, pela sua assombrosa capacidade de trabalho e pela sua admiravel elegancia moral, deverá ser apontado como um padrão a ser imitado e como um exemplo a ser seguido.

Fallando de Telemaco Dourado acodem-nos à memoria as palavras que ha poucos dias o Dr. Herculano de Freitas, quando tomava posse da cadeira de Ministro do Supremo Tribunal, respondendo á uma luminosa saudação do Deputado João Mangabeira, disse: “si é certo que a sociedade não pode subsistir sem justiça, não é menos certo que possa viver sem bondade”. E o juiz Telemaco Dourado é justo e bom.

Pensa como Anatole France que a justiça applicada sem bondade não é justiça, é uma clamorosa injustiça.

Todas as questões que foram submetidas ao exame jurisdicional do pleclaro julgador tiveram decisão elevada e digna. Elle aqui soube sempre fazer justiça sem se esquecer nunca de praticar lealmente a religião da bondade. N’elle existe espirito equilibrado, alma grande e generosa, consciencia rectilinea ao lado de um coração bonissimo sempre aberto aos enlevos da amizade. É juiz, é cidadão e sabe ser amigo.

Monte Santo está de parabens, porque tendo Telemaco Dourado como seu 1.º magistrado terá, com certeza de verdadeira justiça applicada com pulso forte, assegurados todos seus direitos. terá ordem, terá tranquilidade, terá paz.

Com o nosso apertado abraço de despedida, acompanham o illustre magistrado e a sua Exma., os sinceros e ardentes votos de plena felicidade.

NOTA – Ao embarque do Dr. Telemaco compareceu avultado numero de familias e de cavalheiros de nossa melhor sociedade. Diversos automoveis especiaes acompanharam-no até à ponte do Paranahyba. Ao seu bota-fora compareceu o nosso jornal representado pelo Dr. José Olympio e José Gonçalves de Amorim.

* 1: Leia “Homenagem ao Dr. Telemaco Autran Dourado”, “Autran Dourado: Patense só no Cartório” e “Casa Onde Nasceu Autran Dourado”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Dr. Telemaco Autran Dourado” na edição de 21 de fevereiro de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: Geni.com.

Compartilhe