DISTRITO DE SANTA RITA DE PATOS RECLAMA ABANDONO EM 1926

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

AATEXTO: JORNAL DE PATOS (1926)

“Até quando… abusarás de nossa paciencia? Por quanto tempo ainda tua fúria zombará de nós? Até que ponto tua audacia desenfreada jactar-se-á? (Trad-Cicero)

O districto de Santa Rita de Patos¹ possue muitas e ricas fazendas de criação, retiros, engenhos de assucar, centenas e centenas de carros de bois, etc., etc.

Contribue muito este districto para as rendas municipal e estadual.

Era razoavel e necessario, pois, que algumas reparações fossem feitas no districto; no entanto é lastimavel contemplal-o no maior desprezo possivel, atirado a um tão doloroso esquecimento!!

O seu arraial, que se descortina sobre a majestosa Matta da Corda, tendo para o nascente a vertente do S. Francisco e para o poente a do magnifico Paranahyba que, qual o Nilo e o Ganges fecundando estas paragens – é digno de todos os melhoramentos porquanto tem grande população, rendas sufficientes, topographia e salubridade excellentes.

A natureza parece ter estabelecido em S. Rita a sua imcomparavel officina, etc.

Pobres santa-ritenses! Sinto que soffrais ainda o jugo de uma politica tão esteril como é a que domina o nosso municipio. Em vez de terdes dos chefes municipaes dominantes todos os melhoramentos em recompensa aos exorbitantes impostos que pagaes com o dinheiro ganho com sacrificio, recebestes sempre, no passado e no presente o esquecimento e o abandono!

Por ventura não nos exprimimos no mesmo idioma, não temos os mesmos deveres e direitos, não somos proselytos da santa Religião que dominou o berço da Humanidade e que ha de ainda cobrir-lhe o tumulo?! Não contemplamos as mesmas constellações, o mesmo sol radioso, a mesma lua majestosa e o mesmo famoso Cruzeiro do Sul engastado no azul do firmamento?

Por acaso não temos o mesmo labaro – a imagem symbolica da Patria, não respiramos o mesmo meio ambiente, não pisamos o mesmo solo sagrado e não temos o mesmo Berço, que é o Municipio!?

Porque, então, Clarividentes e Patriotas chefes dominantes do municipio de Patos, este abominavel esquecimento ao Districto – o mais prospero, rendoso e populoso?!

Justo é que se paguem impostos; mas que estes impostos sejam justificados ao povo inscio e pagante.

* Fonte: Texto assinado por “Tupy Guarany” e publicado na edição de 24 de janeiro de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* 1: O Distrito de Santa Rita de Patos foi criado em 30 de novembro de 1880 através da Lei Provincial n.º 2.688 e confirmado através da Lei Estadual n.º 2 de 14 de setembro de 1891. O Distrito pertenceu a Patos até o dia 17 de dezembro de 1938, quando o Decreto-Lei Estadual n.º 148 o desmembrou, transformando-o no Município de Presidente Olegário.

* Foto: Cachoeira do São Joãozinho (site oficial do Município de Presidente Olegário).

Compartilhe