PROJETO PALCO MÓVEL EM 1983

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

PALCOO “Projeto Palco Móvel” surgiu da necessidade de um maior intercâmbio do artista e população nos eventos culturais da cidade e região. Visto que nas atividades culturais realizadas, a participação do público era reduzida repetindo sempre o mesmo número de pessoas, tornou-se necessário a fundação de uma entidade que estimulasse toda essa ligação do povo e artista, e que divulgasse, preservasse e reconstituísse culturalmente o artista regional em tal evento. Tendo como intuito principal, levar a cultura até o povo, unir o povo e cultura, possibilitando à nossa gente, participar do crescimento cultural de nossa terra, e promover intensamente o mapeamento cultural da região. Este Projeto foi também criado para despertar e conscientizar toda a população da necessidade de nossa Casa de Cultura.

A primeira apresentação do “Projeto” foi dia 14 de setembro no ano de 1980 (domingo), onde um público aplaudiu demasiadamente, no Bairro da Vila Operária (perto da Igreja). Com programação, iniciando às 19:30 horas prosseguindo até a madrugada de segunda-feira. Do show participaram compositores, músicos, poetas, violeiros, palhaços e atores, numa mesclagem das expressões artísticas a nível regional.

Sendo os outros Projetos realizados nos vários pontos da cidade, uma extensão dos objetivos do anterior, seguindo firme seus rumos, principalmente na promoção do mapeamento cultural, artístico e folclórico da Cidade e região, que é seu maior objetivo.

Para a realização do evento foi formada a Comissão Pró-Casa de Cultura, que hoje consolida-se na Casa de Cultura de Patos de Minas que corresponde a todos os aspectos culturais da região, sendo esta formada por entidades culturais, no qual este “Projeto” participa atentamente, sendo ele o embrião da mesma. Sendo também seus objetivos: trabalhar no sentido de divulgar e preservar a cultura da região; desenvolver trabalho para constituição de um acervo cultural e artísticas. Sendo este “Projeto” voltado totalmente à cultura popular, os pontos da cidade para a realização, são principalmente os bairros e vilas que compõem a cidade; podendo também ser realizado no centro e cidades circunvizinhas.

Como fator vigente dentro da história das entidades culturais da cidade, a falta de apoio e a infra-estrutura própria precária, o “Projeto Palco Móvel”, também sofreu esta fração negativa, e teve seu tempo de paralização. E hoje novamente em sedimentação onde conduz uma vasta retomada, que se deve à participação de inúmeros amigos que contribuíram para o incremento cultural da cidade.

No último dia 30 de outubro foi realizada uma reunião de eleição da nova diretoria que já foi empossada no final de novembro, composta por pessoas que caminham bem próximas dos objetivos culturais em triunfo a história e a arte regional.

Para Presidente foi eleito: Iraci Pereira; Vice-Presidente: Maurício Ribeiro de Castro; Secretária: Patrícia Caetano Maciel de Deus; Tesoureiro: Ângelo Antônio Costa (Ramalho); e Coordenadores Culturais: Adelino Rodrigues Amorim, Geraldo Caixeta de Oliveira, Maria Estela Amaral de Souza, Sandra Rosa Barsanulfo Silva, Cilas Brandão Coelho e Vane Pimentel Matias.

* Fonte: Texto de Eugênio Pacelli e Civuca publicado com o título “Projeto Palco Móvel” na edição n.º 81 de 30 de novembro de 1983 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: Uipi.com, meramente ilustrativa.

Compartilhe