PATOS TERÁ SUA PAMPULHA

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

ATEXTO: JORNAL FOLHA DIOCESANA (1967)

Patos de Minas, chamada princesa do sertão, mas nunca se viu uma princesa tão desleixada, sem adornos como esta. Diante de sua rival apresenta-se desengonçada, sem trato. É preciso que tenha um pouco mais de vaidade, de capricho, colocando jóias, adornos. Com apresentação displicente, não conquistará príncipes!

O visitante fica deslumbrado diante de uma beleza natural: lá, colinas verdejantes, matas viçosas; ali, longas várzeas, mostrando a riqueza do solo, cobertas de milharal; mais adiante, serpeando-a, corre mansamente o Paranaíba; mais em frente, uma planície gramada, salpicada de lagoas. Completando a visão panorâmica ainda há a belíssima Lagoa dos Japoneses; beijando a cidade, onde espelha a grandiosidade e imponência de seus prédios, de suas ruas largas e movimentadas avenidas.

Êste painel, agreste e citadino diante do visitante, nos vem a pergunta: onde o levaremos? Não existe um recanto ameno, um lugar aprazível, onde se pudesse passar um dia. Lugar que fôsse pulmão para os trabalhadores, válvula escapatória para os recalques e complexos, tranquilidade e recuperação das fôrças despendidas para as famílias.

Pensando bem, o nôvo Prefeito¹ está projetando em transformar a Lagoa dos Japoneses num recanto ameno, uma nova Pampulha, mais uma jóia para Patos de Minas. Que êste projeto não fique só no papel, mas seja realizado de fato². Aproveitamos a oportunidade para sugerir ao Sr. Prefeito que primeiramente fizesse o loteamento nas proximidades da lagoa, só com a venda dos lotes se poderia cobrir boa parte dos gastos³.

Agrademos a realização da obra. Será mais uma jóia engastada na coroa que laureia a fronte altiva e principesca de Patos de Minas.

* 1: Ataídes de Deus Vieira.

* 2: A urbanização da Lagoa dos Japoneses só aconteceu no início da década de 1980 motivada pela construção da nova rodoviária, o Terminal Rodoviário José Rangel (inaugurado em janeiro de 1983).

* 3: Consta nos arquivos da Prefeitura o loteamento de Ilídio Caixeta de Melo datado de 1953 envolvendo todo o entorno da Lagoa dos Japoneses. Veja em “Loteamento Ilídio Caixeta de Melo”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 23 de fevereiro de 1967 do jornal Folha Diocesana do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* Foto: Gartic.com.

Compartilhe