PROJETO RONDON: UNIPAM NO CEARÁ EM 2015

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

PROJETOOs alunos e professores que participaram do Projeto Rondon em janeiro deste ano retornaram para Patos de Minas no dia1º de fevereiro. A equipe formada por oito alunos e pelos professores Flávio Rocha Gil e Regina Célia Gonçalves do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) participaram da Operação Mandacaru em cidades escolhidas do estado do Ceará. Ao todo, quase 300 alunos universitários participaram do projeto, devidamente acompanhados por seus professores e militares do 23º Batalhão de Caçadores do Ceará. Para cada uma das cidades contempladas, foram enviadas duas equipes para desenvolverem atividades nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos, agricultura, comunicação, gestão, tecnologia e produção, etc. A equipe do UNIPAM foi deslocada para o município de Caridade, juntamente com a equipe da UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Ao todo, as equipes ficaram 18 dias no Ceará e 13 dias em Caridade. Ao chegarem em Fortaleza, foram recebidos pelo militar que ficaria responsável por eles durante toda a operação. O Sargento Gilson Fernandes, designado de “anjo”, era responsável pelas equipes indicadas para Caridade. Todas as equipes ficaram instaladas no 23º Batalhão de Caçadores. Durante a estadia em Fortaleza, os rondonistas participaram de um minicongresso sobre o Projeto Rondon, na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, receberam seu kit-rondonista, visitaram pontos turísticos cearenses e tiveram a oportunidade de assistir apresentações típicas desse estado, como o forró e a quadrilha.

No dia 18 de janeiro, as equipes foram levadas para os seus municípios. Em Caridade, fomos recebidas por uma equipe formada por profissionais da prefeitura local. Essa equipe foi imprescindível para o êxito de nossa operação. Ao todo, desenvolvemos mais de 65 oficinas, na cidade de Caridade e em seus distritos, como Campos Belos, Ipueira dos Gomes e São Domingos. As equipes foram carinhosamente acolhidas pela população, que, apesar de todas as dificuldades ali presentes, sempre tentou transmitir para os rondonistas a melhor parte de sua cultura, seus costumes e seus talentos. A cada oficina, as pessoas tentavam se aproximar, saber nossa história, agradecer pelo nosso trabalho e nossa dedicação. Aos poucos, todos os rondonistas se apegaram à população local e ao carinho e respeito passados por eles.

Encerramos nossas atividades em Caridade no dia 30 de janeiro, com a Mostra de Pratos Típicos que também foi um sucesso. Tivemos diversos pratos feitos pela própria população e premiamos os quatro melhores. Ao final, os rondonistas, muito emocionados, falaram à população, agradecendo pela recepção e acolhimento realizado por Caridade. Sem dúvidas, deixamos a cidade com a certeza de que tocamos os corações de seus moradores e sabendo que o Projeto Rondon fez e fará a diferença na vida de muitas pessoas ali. Além disso, o crescimento pessoal e profissional alcançado por cada rondonista, aluno e professor, é imensurável. Cada sorriso, cada aperto de mão, cada prenda e cada prosa a nós dedicados, serão inesquecíveis. A equipe do UNIPAM retornou com a sensação de missão cumprida e agradecida pelos amigos feitos. Agradecemos ao apoio do UNIPAM, à equipe da UNESP, de Caridade e à organização do Projeto Rondon. Foi um belíssimo trabalho feito por todos vocês. Todos nós agora somos um pouco cearenses, caridadenses, mais brasileiros.

* Fonte: Texto de Carla Ferreira (aluna do 7º período do curso de Medicina do UNIPAM) publicado na edição de 14 de fevereiro de 2015 do jornal Folha Patense.

Compartilhe