LÁZARO GOMES DA SILVA – OPERÁRIO PADRÃO/1984

Postado por e arquivado em PESSOAS.

DSC02011Filho de João Gomes da Silva e Luzia Francisca da Silva, nasceu no município de Patos de Minas a 26 de julho de 1937.

É casado com D. Geralda Maria da Silva e tem três filhos: Ivone, 21 anos, Lucimar de 19 e Marcelo, de 16.

Aos 7 anos começou a trabalhar na Cerâmica São João, onde transportava telhas, que ficavam expostas ao sol para secagem, ai permanecendo até os 12 anos, quando concluiu o curso primário no Grupo Santa Terezinha.

Deslocou-se para a localidade do Córrego Rico, onde, morando com um cunhado trabalhou na lavoura durante dois anos. Aos 14 anos arrendou uma gleba de três alqueires de terra e passou a explorá-la sozinho, morando em um rancho, onde preparava a própria comida e lavava suas roupas.

Aos 17 retornou à cidade e aprendeu o serviço de pintura de paredes até que em 1959 foi chamado a trabalhar na Prefeitura Municipal de Patos de Minas, como auxiliar de eletricista. Após um curto período, passou a trabalhar como eletricista, por conta própria, até que em 1962, ingressou na CEMIG, como Ajudante de Eletricista, lotado em Patos de Minas, executando serviços de ligação, desligação, religação, leitura de medidores, entrega de contas e arrecadação.

Em novembro de 1963 quando a CEMIG estava sendo implantada em Carmo do Paranaíba, foi para lá transferido no cargo de Eletricista de Distribuição e naquela época o veículo de que dispunha para executar suas funções era apenas uma bicicleta.

Dois anos depois retornou a Patos de Minas e em 1970, participou do curso de “Eletricista de Distribuição”, na Escola de Formação Profissional de Sete Lagoas, permanecendo como eletricista até 1978, quando participou do curso de “Encarregado de Eletricista”, na mesma escola, assumindo a seguir o cargo de Encarregado da Turma de Manutenção.

Participou ainda do curso de “Direção Defensiva”, em Araxá em 1963, de um Seminário Interno de Manutenção, em Belo Horizonte, neste ano.

Atualmente é encarregado de turma de manutenção, mantendo excelente relacionamento com os colegas, com as autoridades e com o público em geral.

Sempre foi pontual e assíduo no trabalho, respeitando e cumprindo as normas da empresa e de segurança.

Pela sua dedicação e eficiência, participou de importantes serviços, realizados pela CEMIG na região, tais como retirada da rede velha em Patos de Minas, Carmo do Paranaíba, Presidente Olegário, Monte Carmelo, Monte Alegre de Minas e São Gonçalo do Abaeté.

Recentemente foi eleito Operário Padrão da Região de Distribuição Alto Paranaíba – CEMIG – Patos de Minas e no último dia 26, eleito por representantes da comunidade, representante deste município para a escolha do Operário Padrão a nível estadual.

* Fonte e foto: Texto publicado na edição n.º 97 de 15 de agosto de 1984 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe