MAL-ENTENDIDO

Postado por e arquivado em ARTES, FERNANDO KITZINGER DANNEMANN, LITERATURA.

O que é um mal-entendido? É tudo aquilo que se entende mal, que é interpretado indevidamente ou serve para formar opinião errada sobre as coisas. Os mal-entendidos são provocados por gestos, expressões, palavras e ações compreendidas de forma equivocada por quem as vê ou escuta, criando, algumas vezes, situações desagradáveis e constrangedoras para as pessoas.

Foi o que aconteceu há pouco tempo com Alexandra Zoroastro, espevitada colunista social de Periquitinho Verde, que jantava com o marido e um casal de amigos no Panela’s, o restaurante chique da cidade. A novidade da casa era a peixada de pirarucu com um molho denominado manauense porque a receita fora fornecida por uma índia que morava em Manaus. Pelo menos era isso o que o que aparecia impresso no cardápio.

O problema surgiu quando o garçom preparou-se para servir os fregueses. Alexandra foi a primeira, e assim, quando o funcionário da casa postou-se a seu lado para atendê-la, a colunista social mais famosa da cidade ergueu a sobrancelha esquerda, endereçou ao rapaz um daqueles olhares de banda cuja finalidade é a de colocar os menos afortunados em seus devidos lugares, e perguntou com um timbre de voz que só mesmo Freud conseguiria explicar:

– Pirarucu?

E o garçom, coitado, respondeu pensando que ouvira uma coisa, quando na verdade a indagação fora outra:

– Tiraram, sim senhora…

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in