ROMERO QUEIROZ ANALISA FENAMILHO/1997

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

AA 39.ª Festa Nacional do Milho chegou ao final no dia 1.º de junho e, agora, só resta fazer o balanço para conferir se a promoção deu bons resultados e alcançou as expectativas dos organizadores.

Em entrevista concedida ao jornal O Tablóide, o Presidente do Sindicato Rural, Romero Queiroz mostra os números e os bons resultados obtidos com a festa.

Segundo Romero, a festa transcorreu sem graves problemas, o único fato mais grave foi a morte de um rapaz de 24 anos numa briga entre gangues dia 30 de maio. “Foi um fato muito rápido e a polícia não conseguiu chegar a tempo” – diz o presidente.

Para ele, este ano a festa bateu o recorde de público. Mais de 157 mil pessoas passaram pelas roletas eletrônicas. O público que passou pelo portão 2 (autoridades, barraqueiros, diretores, associados, imprensa, expositores), além das bandas que estiveram dentro do parque e as crianças não foram contabilizadas. Outro fator que eleva o número já divulgado é o das pessoas que já estavam no parque de exposições antes dos portões serem fechados. Com todas essas situações, a diretoria do sindicato acredita que 220 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições durante toda a festa. Nos 8 bailes do Paiolão foram computadas a presença de 32.800 pessoas. Já nos estacionamentos controlados pela Tec-Trom passaram 10.185 carros. “Em termos financeiros, nós ainda não temos condição de dar o resultado oficial. “Uma coisa é certa, prejuízo a festa não deu” – ressalta Romero. A previsão é de se ter gasto cerca de R$ 700 mil com a realização da festa e a diretoria acredita que a arrecadação tenha sido de R$ 800 mil.

O show recorde de público foi o da dupla João Paulo & Daniel. Romero acredita que o mérito não é só dos cantores e envolve toda uma estrutura. O dia era o mais indicado e todos os últimos sábados de Festa Nacional do Milho são recordes. “Mesmo tendo um público superior de todas as outras festas já realizadas, eu acredito que a Fenamilho vem crescendo ano a ano. A 40.ª com certeza será recorde também” – afirma Romero.

Sobre os incidentes com alguns seguranças da FENAMILHO que agrediram repórteres e até Promotor de Justiça de Belo Horizonte, Romero observa e diz lamentar que há parte da imprensa que prefere falar somente dos pontos negativos da Festa. “Nós tivemos uma emissora de televisão que ao invés de mostrar uma pista cheia de pessoas que vibravam com os shows, a coroação da rainha do milho e um rodeio maravilhoso preferiu falar mal da festa. Felizmente é uma minoria” – lamenta Romero. Ele nos informou que a segurança da festa ficou por conta das polícias militar e civil que avalia como brilhante a atuação dos policiais. Disse, também, que 94 homens de uma empresa de segurança credenciada e registrada para este fim foram contratados para efetuar a segurança do Parque. “Se ocorreram incidentes, não foram de grandes proporções e não chegaram ao nosso conhecimento. Embora nossos seguranças tenham passado por um exame psicológico, às vezes, não se consegue controlá-los e pode ter havido um ou dois que não teve aquele tato para tratar as pessoas bem e, geralmente, os fatos ocorrem com pessoas que querem burlar o regulamento” – explica Romero.

O Presidente ainda fez questão de ressaltar o papel importante e definitivo em que a imprensa de Patos de Minas tem efetuado para grandeza e divulgação da Festa Nacional do Milho. Romero Queiroz terminou a entrevista com um sorriso de agradecimento a todos aqueles que fazem da Festa Nacional do Milho, a maior festa da região.

* Fonte: Texto publicado com o título “Fenamilho/97 é sucesso absoluto” e subtítulo “Presidente do Sindicato Rural avalia positivamente a festa” na edição n.º 34 de 07 de junho de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Foto: Um dos cartazes (oficialmente foram dois) da Fenamilho/1997, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe