PALACETE DE ITAGYBA AUGUSTO DA SILVA

Postado por e arquivado em 2013, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

O advogado Itagyba Augusto da Silva nasceu em 18 de maio de 1884. Foi promotor de justiça aqui e em Carmo do Paranaíba. Atuou com intensidade na política como vereador tendo fortes vínculos com os Maciel através do casamento de filhos com membros da família ou com aliados partidários. Criador de gado, foi um dos responsáveis pela introdução da raça Zebu na região. Dr. Itagyba faleceu aos 89 anos de idade em 26 de julho de 1973.

O palacete do Dr. Itagyba foi construído em 1921 pelo português radicado em Patos de Minas Augusto da Silva Barão. Foi uma das primeiras construções feitas de tijolos e a primeira possuidora de uma linha telefônica que a ligava com a sede de sua fazenda. Localizada no antigo Largo da Matriz, hoje Praça Dom Eduardo, num ambiente de muitos comércios e maior movimentação de pessoas da então pequenina cidade, desde inaugurada foi alvo de admiração. Hoje os descendentes do Dr. Itagyba moram no Triângulo Mineiro onde exploram uma usina de cana de açúcar no município de Delta.

NOTA: De acordo com o Diretor de Memória e Patrimônio Cultural, Geenes Alves, após decisão favorável do Conselho, o tombamento do imóvel foi homologado pelo Chefe do Executivo, por meio do Decreto nº 4.609, de 13 de março de 2019, tornando-se o 21.º Tombamento Municipal.

0* Texto e foto (02/05/2013): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe