CLÁSSICO MAMORÉ E URT VIRA FILME

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AUma das maiores rivalidades do futebol em Minas Gerais virou filme. O tradicional clássico Mamoré e URT é tema do média metragem A Peleja do Sapo com o Trovão Azul na Terra do Milho, que foi lançado na internet no domingo (01/02/2015), às 17 horas, no canal da Thema Audiovisual no You Tube. Em breve, o filme também estará sendo vendido em DVD.

A obra é totalmente independente e fruto de uma parceria entre três produtoras (Thema Audiovisual, All Produções e Olavo Maneira Produções) e promete ser a primeira de uma série chamada “Clássicos do Interior”, que pretende retratar as grandes rivalidades do futebol pelo interior do país. “Nossa ideia é que o Clássico do Milho seja o primeiro de uma série. Há grandes rivalidades em Campinas, Ribeirão Preto, Caxias do Sul e várias cidades pelo interior que merecem ser retratadas e disponíveis aos amantes de futebol e cinema”, conta o jornalista Rivelle Nunes, um dos idealizadores do projeto.

Com aproximadamente 30 minutos de duração, A Peleja do Sapo com o Trovão Azul na Terra do Milho teve a primeira parte exibida no domingo e a segunda na quarta-feira (04/02/2015), às 21:50. Os dias e horários dos lançamentos foram escolhidos de forma proposital, por coincidirem com os tradicionais momentos que os torcedores no Brasil dedicam ao futebol em frente a TV.

A equipe registrou mais de 20 horas de imagens e dezenas de depoimentos emocionados, apaixonados e polêmicos em Patos de Minas desde 2013. A história da torcedora que foi ao estádio a pedido do pai, internado para uma cirurgia de coração, o depoimento do maior artilheiro do clássico, que teve a carreira interrompida por um grave problema de saúde e a relação dele com o maior rival; o torcedor que viaja da capital federal à Patos de Minas a cada jogo do seu time na cidade e histórias sobre a fase amadora do clássico foram alguns dos relatos coletados.

“Mamoré e URT é uma rivalidade interessante, intensa, com décadas de história, comparada a Atlético e Cruzeiro, com a particularidade de Patos de Minas ser menor que Belo Horizonte”, conta Bruno dos Anjos, da Thema Audiovisual.

Quando as gravações para o documentário começaram, há dois anos, as duas equipes disputavam o Campeonato Mineiro do Módulo II. Naquele ano, a URT alcançou o acesso e, no ano seguinte, o Mamoré também retornou à elite do futebol no Estado. Este ano as duas equipes disputam o Módulo I e, agora com a rivalidade através dos computadores, tablets e celulares do mundo inteiro, os rivais estão em campo pelo Campeonato Mineiro. No dia 14 de fevereiro, pela 3ª rodada do principal torneio do Estado, Mamoré e URT novamente se enfrentaram em mais uma “peleja” e escreveram outra página de uma histórica rivalidade que existe há mais de 60 anos.

* Fonte: Edição de 28 de fevereiro de 2015 do jornal Folha Patense.

* Foto: Agesporte.com.

Compartilhe