ERCIDIA KAICHER DE AMORIM

Postado por e arquivado em PESSOAS.

ERCIDIAAcaba de ser transferida de Lagôa Formosa¹ para Santa Rita² a distincta professora publica D. Ercidia Kaicher de Amorim, que tantos e tão assignalados serviços prestou á causa publica, com os seus vastos conhecimentos pedagogicos, com a dedicação de uma escrava do dever, que o é.

E’ com verdadeira veneração que pronuncio o nome dessa illustre, dentre as mais ilustres, educadora que serve á nossa querida Minas, tirando das garras aduncas da ignorancia tantas intelligencias aproveitaveis, tantos espiritos nobres e fucturosos.

Se o nosso Brasil contasse com elementos do quilate de D. Ercidia, para ministrar ensinamentos sãos à nossa pequenada, é, podemos affirmar, bem possivel que dentro em pouco podessemos ver o nosso povo alphabetisado, para que fossemos considerados como um povo capaz, um povo forte e independente.

Ella representa a imagem viva do funccionario probo, do funccionario que não mede sacrificios, para que seja executado todo o programma que lhe foi confiado, em prejuiso de seu bem estar, em prejuiso de sua saude.

Está de parabens a população de Santa Rita, com a acquisição que vem de fazer. Está de parabens a pequenada estudiosa daquelle prospero districto, porque terà como guia uma verdadeira educadora, dedicada, carinhosa, tolerante e bôa.

A’quella que me guiou os primeiros passos, ensinando-me as primeiras lettras, mostrando-me o caminho do dever, deixando gravado em minha retina exemplos tão dignificantes, felicito igualmente, pela sua volta aos labores do magisterio, donde não pode e não deve ser afastada, afim do que possa transmitir ensinamentos tão puros a milhares de patricios, que perecem envolvidos nas malhas da ignorancia, cancro terrível que corróe a nossa gente simples do interior sertanejo especialmente.

Não querendo melindrar a modestia inconteste de D. Ercidia, termino estas linhas, fazendo votos a Deus pela conservação da saude de minha ex-professora, de quem muitos serviços, a bem da causa publica, o nosso paíz espera.

Patos, 28 de dezembro de 1929.

Alberto de Castro

* Fonte: Texto publicado com o título “Professora Modelo” na edição de 12 de janeiro de 1930 do jornal Gazeta de Patos, do arquivo do Laboratório de História do Unipam.

* 1: Lagoa Formosa foi distrito de Patos de Minas até 30 de dezembro de 1962, quando foi desmembrado pela lei estadual nº 2764.

* 2: Santa Rita de Patos foi distrito de Patos de Minas até 17 de dezembro de 1938, quando foi desmembrado pela lei estadual nº 148. Na oportunidade, o novo município recebeu o nome de Presidente Olegário.

* Foto: Espaço-saber1.blogspot.com.

Compartilhe