PHARMACIA SÃO JOSÉ – 1916

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, COMÉRCIO.

João Gualberto de Amorim Júnior (Zico Amorim) nasceu em 1.º de julho de 1890. Formado em Farmácia pela Faculdade de Ouro Preto (MG) no ano de 1912, foi um dos primeiros farmacêuticos a exercer a profissão na cidade com a sua Pharmacia São José, inicialmente localizada no Largo da Matriz (como demonstra o anúncio) e depois transferida para a Rua Major Gote entre General Osório e Praça Antônio Dias.

Zico Amorim trazia em sua alma e coração um manancial de ideias valiosas que visavam o progresso de sua terra natal, agrupadas na publicação Aspirações do Povo de Patos de Minas¹, editada em 1946, e muitas delas transformadas em realidade nos anos que se seguiram. Falecido em 10 de dezembro de 1971, aos 81 anos, Zico Amorim permanece vivo até hoje na lembrança dos que sempre o tiveram como um dos mais dignos filhos da terra patense.

DSC02063

* 1: Leia “Zico Amorim e Suas Aspirações nos Idos de 1945”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 21 de outubro de 1916 do jornal O Riso, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe