PREFEITURA ESTUDA CRIAÇÃO DE RESTAURANTE POPULAR

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

AA Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, está analisando a viabilidade de instalação de um restaurante popular na cidade. Euler Rodrigues Rêgo estuda o projeto com carinho, por considerá-lo de grande importância para os trabalhadores, em geral. “A cidade cresceu e o tempo que se gasta para ir do local de trabalho até em casa, durante o período de almoço, não permite que as pessoas possam ter uma refeição tranquila, o que vai acabar trazendo problemas para elas”, diz Euler. “Se o indivíduo morar no bairro Alvorada e trabalhar no bairro Ipanema, ou Planalto, como é que ele vai fazer para cumprir seu horário de almoço? Se tiver que ir de ônibus, são duas conduções para pegar. De bicicleta, então, nem pensar!”.

Para Euler Rêgo, o restaurante popular é uma necessidade que a cidade precisa atender. “O tempo hoje é precioso e nem sempre podemos dispor de duas horas para ir em casa almoçar. Por outro lado, os que precisam gastar quatro passagens para ir e voltar no período do almoço, vão descobrir que o restaurante popular vai ficar bem mais em conta. Para quem tem que caminhar longos trajetos ou pedalar sua bicicleta por grandes distâncias, o restaurante popular é bem mais interessante”, garante o secretário. Euler Rêgo informa que se o projeto for implantado, as refeições serão indicadas por nutricionista, para que a alimentação, além de preparada com o devido controle de higiene e qualidade, seja capaz de fornecer ao consumidor os elementos nutritivos que possam suprir suas necessidades alimentares. O chefe da Divisão de Trabalho, Antônio Laércio da Rocha, informa que algumas entidades vão fazer uma pesquisa na cidade, com a finalidade de levantar dados suficientes para uma análise profunda e correta sobre o assunto.

O barbeiro Arnaldo Vaz da Silveira diz que a idéia é excelente e se der certo, como ele espera, vai ser uma coisa muito boa para todo mundo. “Ninguém fica sem comer, e se a prefeitura arranjar, realmente, um lugar onde a pessoa possa se alimentar bem, e por um preço em conta, nós todos vamos bater palmas para o Elmiro”. O comerciário Guilherme Henrique da Silva pensa da mesma forma. “A idéia é muito boa e vai ajudar muita gente. O tempo hoje é escasso e o trabalhador muitas vezes não tem nem tempo nem condição para ir comer em casa. O restaurante popular, com comida boa e barata, resolve o problema de quem precisa se alimentar”, afirma Guilherme. O representante comercial José Carlos Straut, residente em Belo Horizonte, também pensa dessa forma. “A gente viaja e às vezes a grana está meio curta, o que nos obriga a comer só um sanduíche ou salgadinho. Um restaurante popular aqui em Patos de Minas vai ser ótimo para nós, pois a barra anda meio pesada”, esclarece o vendedor.

NOTA: A instalação de um Restaurante Popular em Patos de Minas começou a se tornar realidade em 16 de março de 2005 através da Lei n.º 5.578, cujo 1.º artigo determina: “O Poder Executivo Municipal fica autorizado a implementar e colocar em efetivo funcionamento, o restaurante popular no Município, sem fins lucrativos, a fim de fornecer alimentação à população”. Com o nome de Restaurante Popular Herbert de Souza “Betinho” foi entregue à população em 10 de setembro de 2010¹.

* Fonte: Texto publicado na edição n.º 51 de 06 de outubro de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* 1: Leia “Restaurante Popular: Mazela Com os Nomes da Terra”.

* Foto: Bandeirantes820.com.

Compartilhe