DEIRÓ EUNÁPIO BORGES − 2

Postado por e arquivado em PESSOAS.

ADeiró Eunápio Borges nasceu a 20 de abril de 1880, em Patos de Minas, onde faleceu no dia 24 de dezembro de 1942. Era filho de José Antônio Borges e Serafina Correia Borges.

Fez o curso de humanidades nos seminários de Uberaba, Diamantina e Mariana. Interrompidos seus estudos, devido ao falecimento de seu pai, retornou à cidade natal para cumprir uma existência das mais dignas, honradas e proveitosas para seus conterrâneos.

Embora não sendo formado em direito, Deiró exerceu durante muitos anos a advocacia em Patos de Minas, onde, pelo brilhantismo de sua palavra – era ele um grande orador – e pela inteligência e vigor de suas defesas, soube despertar a admiração e o respeito dos doutos e do povo em geral. Esta vocação jurídica ele iria transmitir aos seus filhos, três dos quais se formaram em Direito.

Além de orador primoroso, foi ele escritor e jornalista de escol, havendo colaborado em diversos jornais da região, especialmente no “Jornal de Patos”. Destacou-se ainda como grande e prestigioso chefe político e foi por muitos anos o presidente do Partido Político Popular de Patos de Minas-PPPP.

Deiró Eunápio Borges foi, sem favor, destes seres excepcionais cujo valor só é aquilatado com exatidão e com justiça, depois que, na família e na sociedade, se experimenta o vazio imenso que resulta de sua morte e se sente a falta enorme que fazem a quantos, mesmo sem o sentirem, participam da influência que irradiam estas vidas privilegiadas.

Reverenciando sua memória, Patos de Minas tem uma rua com o seu nome. Todavia, não apenas em sua terra iria merecer a homenagem dos amigos e do povo: Campos Altos tem o Grupo Escolar “Deiró Borges”; e, em Presidente Olegário, o Fórum local também se denomina “Deiró Borges”, numa inequívoca demonstração de reconhecimento aos seus serviços prestados ao Direito e à Justiça.

Deiró Eunápio Borges era casado com Maria Caixeta de Amorim Borges, filha de João Gualberto de Amorim e Olímpia Caixeta de Melo Amorim. Deixaram os seguintes filhos:

Dr. José Eunápio Borges, advogado, que foi promotor público em Bambuí, e exerceu a advocacia nos foros de Conceição do Serro, Carmo do Paranaíba e Patos de Minas; Dr. João Eunápio Borges, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, casado com Amélia Couto Eunápio Borges; Maria Maroquinha Borges, normalista, funcionária do INPS, viúva de Sizenando Borges; Dr. Deiró Eunápio Borges Júnior, Juiz de Direito da Comarca de Patos de Minas, casado com Maria Madalena de Melo Borges; Iolanda Borges de Andrade, normalista, casada com o Sr. João Borges de Andrade, comerciante em Patos de Minas; Nair Eunápio Borges de Amorim, normalista, viúva do Dr. Benedito de Melo Amorim, cirurgião-dentista e um dos fundadores da Cia. Telefônica de Patos de Minas; Suzana Borges Caixeta, normalista, que era casada com José Caixeta de Santana, funcionário do Banco Nacional de Minas Gerais.

* Fonte: Precursores e Figuras Notáveis de Minas Gerais, de Alménio José de Paula e Saturnino Ferreira, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: De “Domínio de Pecuários e Enxadachins”, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe