CUPOM PARA ESCOLHA DOS PROFESSORES DO GRUPO ESCOLAR DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC02071O Grupo Escolar de Patos¹ foi criado pelo decreto 4.065, de 23 de dezembro de 1913. Formou-se em janeiro de 1914 a Comissão Central Promotora da Construção do Grupo Escolar de Patos, presidida pelo Dr. Marcolino Ferreira de Barros, tendo como membros os Drs. Jacques Dias Maciel, Laudelino Gomes de Almeida e Cel. Farneze Dias Maciel. O prédio foi construído no antigo Largo da Matriz (onde hoje funciona o Colégio Nossa Senhora das Graças) e cumpridas as formalidades, o Grupo Escolar de Patos é instalado a 4 de julho de 1917, tendo como diretor o professor Modesto de Mello Ribeiro, e como professores, Manoel da Mota Bastos, Labieno Antenor de Araújo, Josephina Cândida Viveiros e Feliciana Santiago de Mendonça. Ficaram em aberto duas vagas de professores. A matrícula inicial foi de 321 alunos, sendo que 184 deram frequência no primeiro mês. Em 02 de abril de 1918, por portaria, o Grupo Escolar de Patos recebe a denominação especial de “Marcolino de Barros”, homenagem a um dos mais ilustres homens públicos que trabalharam pelo desenvolvimento e educação de Patos de Minas.

Enquanto os processos burocráticos e a construção do prédio caminhavam, no final de 1915 o jornal A Carapuça, “a título de curiosidade”, publicou em várias edições um cupom onde pedia aos leitores que indicassem quatro nomes de professores para o Grupo. Não se sabe se esta “curiosidade” do jornal teve alguma influência na escolha dos nomes dos professores pelos responsáveis do estabelecimento de ensino, mas evidencia que a sua construção sensibilizou em demasia toda a comunidade.

Acompanhando o cupom, vinha a explicação:

Não devem tardar muito as nomeações dos professores do Grupo Escholar d’esta cidade. Quaes serão elles? É o que, a titulo de curiosidade, queremos saber dos leitores que nos mandarão seu palpite no coupon abaixo, em enveloppe fechado. Cada coupon deverá trazer apenas quatro nomes, e, em todos os numeros da “A Carapuça”, serão publicados os nomes dos provaveis, com o numero de palpites obtido. Encerraremos este certamen no n. 11, impreterivelmente.

* 1: Digite Grupo Escolar de Patos no espaço de buscas, clique em enter e assim surgirão vários textos sobre o assunto.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Edição de 03 de outubro de 1915 do jornal A Carapuça, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe