ANTONIO, JERONIMO E OUTROS PATRIOTAS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

ANTONIO DIAS MACIELTEXTO: EDUARDO FERREIRA DE NORONHA (1911)

Commemorando a gloriosa data de 21 de Maio¹ do corrente anno, aniversario da lei que elevou Patos á cathegoria de Cidade, o Sr. Dr. Euphrasio José Rodrigues, traçou sublime narrativa, que me fez vir em lagrimas, aos olhos, ao lembrar-me dos tempos idos, em que tinhamos companheiros submissos […] nunca esquecidos e sempre lembrados políticos Cel. Antonio Dias Maciel e Major Jeronymo Dias Maciel.

Ao lembrar-me d’aquelles patriotas, que muito concorreram na elevação de Patos, o amistoso e insinuante Sr. Dr. Euphrasio, ou por modestia, ou por qualquer razão, incorreu em falta, ao mencionar nomes dos que passaram, e dos que continuam nos trabalhos d’aquelles, no desejo que Patos progrida sempre.

O illustre escriptor, bem conhecendo a omissão de nomes ou palavras, protestou contra essa omissão. Ao ler a ephemeride, relembrando os patriotas que passaram, veio-me à memoria o Cap. José Antonio Borges, aquelle que foi o primeiro Tabellião, incançavel em ajudar nos alistamentos eleitoraes, na formação de culpa aos delinquentes, etc; Te. Bernardino Antonio Borges e Belluco, estes lá estão nos annaes da Camara Municipal, como Presidentes honrados, no tempo em que não tinhão subsidios. Em Santa Rita de Patos², tivemos tambem o Te. Felisberto José da Fonseca, que foi um perpetro Juiz da Paz. Dos presentes, não podemos de todo omittir os nomes do Exmo. Sr. Dr. Olegario Maciel que, desde que foi eleito Deputado pela Provincia em 1881, tem sido o nosso oraculo no tractar do progresso de Patos, e esta encanecido por causa dos trabalhos de Gabinete, que lhes […] a Patria. Não podemos omittir Olympio Borges, continuador dos bons exemplos que herdou; neste tambem temos […] da direcção politica; Major João Gualberto de Amorim, que durante vinte anos continuos, foi Secretario da Camara Municipal, no tempo da pobreza de subsidios, ganhando 200$000 rs. por anno; e depois da proclamação da Republica, foi tambem um bom Presidente e esta ainda no vigor de prestar relevantes serviços ao Municipio; José Soares Rodrigues, aquelle que para a instalação da Villa, deu casa para Casa para Cadêa e Camara.

Antonio Maciel foi um grande […] politico, e ainda, apezar de seus incommodos de saude e já encanecido nos trabalhos de 2.º escrivão do Judicial e registro Geral, ainda continua nos prestar serviços, e já esta preparando o seu successor: Major Antonio Dias Maciel Junior, Collector honrado, tolerante e equitativo, com seus collectados. Ah! Meu caro Sr. Dr. Euphrasio, a sua narrativa me veio fazer saudades dos tempos idos, em que Patos progredia sob a direção politica do Cel. Antonio Dias Maciel, aquelle que, visando os interesses de engrandecer esta terra, sacrificava os seus interesses particulares.

Bem evocastes os manes³ dos que passaram; pois, a nelles união-se para elevar Patos, os de hoje, com raras excepções, lembram-se que Patos precisa de união para se conseguirem os melhoramentos dos quaes invejamos os dos visinhos Municipios. Precisamos de um edificio para o Grupo Escholar, para melhor instrucção dos meminos, e inspecção escolar, etc. Não vêdes como o Sr. Presidente do Municipio custa reunir os companheiros de vereação para as sessões da Camara? Sou um membro muito afastado, e tenho perdido o meu tempo em vir á Cidade para os trabalhos.

Os vacuos abertos são muitos, e precisam ser preenchidos. O abalo da queda do Imperio, pôz os homens estupefactos: e ainda não comprehenderam a forma de Governo do Povo pelo Povo.

Oh! Deus Pae, por vossa bondade e misericordia, mandastes o Deus Filho nos remir e salvar, e elle disse: “Não pòde durar o reino contra si dividido. Nem ficar de pé si dividido. Nem ficar de pé a casa contra se dividida.” Mandais, pois, o Divino Espirito que nos illumine para que unidos e fraternalmente, cooperemos para o progresso do Municipio de Santo Antonio de Patos!…

Quintinos, 23 de maio de 1911.

Eduardo Ferreira de Noronha.

NOTA: Eduardo Ferreira de Noronha residia em Quintinos, antigo distrito patense. Através do decreto-lei estadual nº 148, de 17/12/1938, Quintinos foi transferido para o município de Carmo do Paranaíba.

* 1: Há aqui um equívoco do vereador Eduardo Ferreira de Noronha. Na 15.ª sessão ordinária do Congresso – 11 de maio de 1892 – o projeto para transformar a Vila de Santo Antonio de Patos em Cidade entra em primeira discussão, sendo a sessão encerrada por falta de “quorum”. Em primeira discussão é aprovado no dia 16, em segunda no dia 18 na parte da manhã e às 4 da tarde é posto em terceira discussão, para, afinal, ser aprovado dia 20 e ganhar redação final em 21 de maio de 1892. Três dias após, 24 de maio, o projeto foi sancionado e virou lei. Portanto, Santo Antonio de Patos se tornou oficialmente “Cidade” em 24 de maio e não 21 de maio.

* 2: Antigo distrito de Patos de Minas. Foi desmembrado pelo decreto-lei estadual nº 148 de 17/12/1938, quando se transformou no município de Presidente Olegário.

* 3: Na mitologia romana, os Manes eram as almas dos entes queridos falecidos. A sua veneração está relacionada com o culto aos antepassados.

* Fonte: Texto sem título publicado na edição de 04 de junho de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Antonio Dias Maciel, do arquivo de Newton Ferreira da Silva Maciel.

Compartilhe