EDIFÍCIO PONTO CHIC EM 2015

Postado por e arquivado em 2015, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Em 31 de março de 1935, João da Rocha Filho¹ (Joãozinho Rocha) e seu amigo José de Brito, numa viagem a São Paulo ganharam da Loteria Federal um prêmio de duzentos contos de réis, uma verdadeira fortuna para os dois. Entre outras aplicações do dinheiro, no início de abril daquele ano Joãozinho Rocha comprou do Sr. Olívio Borges um casarão velho localizado na esquina da Rua General Osório com a Desembargador Frederico (hoje Major Gote) e ali foi construído o primeiro prédio de dois pavimentos para fins comerciais. O projeto é de Luiz Alemão tendo Antônio Espanhol como mestre de obras.

A obra ficou pronta no final de 1935. Como na época a energia da cidade era muito precária, o edifício foi dotado de um motor a diesel e um dínamo para manter sem interrupção a energia, pois Joãozinho Rocha ia montar um bar no térreo com fábrica de gelo, picolé e cafeteria. Em cerimônia religiosa com a presença das autoridades civis, políticas e representativas da cidade a obra foi benta e batizada com o pomposo nome de Edifício Ponto Chic. O bar foi instalado em estilo moderno, apresentando as garçonetes (mulheres no trabalho) para atenderem as mesinhas e reservados, sempre com um sorriso no rosto.

Joãozinho Rocha foi um dos fundadores da Sociedade Recreativa Patense, fundada em 08 de dezembro de 1935 quando o prédio estava praticamente concluído. E foi no segundo pavimento do Edifício Ponto Chic que se instalou o clube social, num amplo salão para festas, escritório da Diretoria e cômodos de lazeres e banheiros. Lá a Recreativa funcionou até 21 de dezembro de 1940, quando o atual prédio do clube foi inaugurado.

0* 1: Leia “João da Rocha Filho (Joãozinho Rocha)”.

* Texto e foto (01/05/2015): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe