FAX VAI GANHANDO SEU ESPAÇO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1“Aqui na empresa, nós adquirimos e instalamos o Fax para dinamizar o relacionamento e a comunicação com nossos fornecedores e clientes”. A justificativa é do diretor comercial da Patureba Fertilizantes, Amilton Pires de Morais. Ele próprio foi o responsável pela implantação do aparelho na empresa, depois de uma viagem que fez aos Estados Unidos em 1989.

Segundo Amilton Pires, o Fax trouxe inúmeros benefícios para a Patureba, principalmente no que se refere à segurança da comunicação. Através do fax, a patureba mantém contato diariamente com suas duas filiais, localizadas em Ibiá e Paracatu, que transmitem seus pedidos para a Matriz, em Patos, agilizando o trabalho e documentando toda a comunicação.

“O Fax facilita nosso trabalho e é bem mais viável, também economicamente, do que outras formas de comunicação”, diz Amilton Pires. Segundo ele, o aparelho é utilizado também para emissão de guias de importação, propiciando contato rápido e seguro com países da Europa. A Patureba trabalha com fertilizantes, defensivos agrícolas e empacotamento de cereais e utiliza o Fax, ainda, para checar e documentar o controle de contas, pagamentos e recebimentos em estabelecimentos bancários.

Célio Gomes Floriani, diretor da Sementes Ribeiral, diz que a rapidez e segurança na transmissão das mensagens foi o que o motivou a instalação do Fax na empresa. “Além disso, a comunicação instantânea e a possibilidade de documentação melhorou sensivelmente a eficiência da Ribeiral na execução do seu trabalho”, acrescenta Floriani.

Para o diretor da Ribeiral, os custos de operação e manutenção são quase os mesmos do Telex, porém com a vantagem da agilidade, pois não se faz necessária a gravação prévia da mensagem a ser transmitida. Floriani diz que o Fax é utilizado na empresa principalmente para comunicados com clientes, entidades e empresas que também contam com este tipo de comunicação.

A exemplo do que ocorre nas empresas patenses, também o Poder Público local aderiu ao uso do Fax para melhorar sua capacidade de comunicação documental com outros centros. Na Prefeitura, o Fax é utilizado, sobretudo, para contatos com outros órgãos de governo, na esfera Estadual e Federal; comunicação com empresa, entidades e fornecedores. O objetivo é basicamente o mesmo, ou seja, melhorar a eficiência da comunicação.

* Fonte: Texto publicado na edição de 27 de setembro de 1991 do jornal Folha do Paranaíba, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Blogmais.org.

Compartilhe