FUNDADA A LIGA PATENSE DE DESPORTOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1Contando com a representação dos clubes locais, com exceção única da U.R.T. e com a presença de numerosos desportistas, realizou-se na noite do dia 21 p.p. no auditório da Rádio Clube de Patos, S/A, a assembléia de fundação e instalação da Liga Patense de Desportos – L.P.D. Abrindo a magna sessão, assumiu a presidência dos trabalhos dr. Ximenes de Morais, que em brilhantes palavras, agradeceu a presença de todos e explanou em rápidas palavras a finalidade daquela reunião. Logo após, perguntou aos presentes se realmente desejavam a fundação da Liga Patense de Desportos. Uma prolongada salva de palmas foi o que obteve como resposta à sua pergunta. Salientando que deveriam ainda ser estudados e devidamente organizados os estatutos da nova entidade, êle – dr. Ximenes – aproveitaria a oportunidade para pedir aos presentes a eleição provisória de uma Diretoria, também provisória, para ultimar os preparativos de organização definitiva de nossa Liga. Por aclamação foram eleitos os seguintes desportistas para a composição da Diretoria provisória da L.P.D.: Presidente, Dr. Fernando Corrêa da Costa; membros, Senhores Euripedes Pachêco, Leibnitz Corrêa da Costa, Orsine Pinheiro e Roberto Alves da Silva e para secretário geral, provisório, o sr. Edson Nunes.

Ao assumir a presidência da mesa, dr. Fernando Corrêa discorreu em breves palavras uma explanação geral do grande acontecimento que se estava realizando durante aquela assembléia de desportistas e indicou uma comissão composta de seis elementos para estudar em seus mínimos detalhes o ante-projeto dos estatutos, de sua autoria. Para esta comissão especial foram apontados os nomes dos seguintes esportistas: Antônio Carlos Fernandes, Walmir Gomes, Adriano Campos, João Pacheco Sobrinho, Alberto Moreira. Ficou ainda assentado, naquela noite, que outra assembléia geral será convocada dentro em breve para a discussão e aprovação dos estatutos bem como para a eleição da primeira diretoria definitiva da entidade. Ao ser encerrada a sessão, os presentes aplaudiram demoradamente a feliz iniciativa de fundação e instalação da L.P.D., demonstrando assim a satisfação que sentiam naquele momento.

Eis ai um resumo do que se passou na noite do dia 21, no auditório da Rádio Clube de Patos. Foi lamentável que a U.R.T. – a mais velha agremiação de nossa terra – não se fizesse representar. O motivo alegado – em absoluto não convence – “A atual diretoria se encontra com o seu mandato expirado”. Ora, a nosso ver somente depois de realizada a eleição de diretoria na simpática agremiação da Av. Brasil e de empossados os novos dirigentes eleitos é que expirará o mandato da atual diretoria. Contudo, temos esperança de que mais cedo ou mais tarde a diretoria do clube reconheça a necessidade de filiação junto a Liga Patense de Desportos. A nossa Liga, não visará absolutamente, qualquer política clubistica, como muitos pensam – é antes de mais nada a pacificação do esporte em nossa terra. Esta pelo menos é a intenção dos idealizadores da entidade que estará governando o setor esportivo de Patos de Minas.

* Fonte: Texto publicado na coluna Tribuna Esportiva (de Edson Nunes) da edição de 26 de fevereiro de 1956 do jornal Tribuna de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Radiocidadecaratinga.com.

Compartilhe