EMPOSSADO O BISPO JOÃO BOSCO ÓLIVER DE FARIA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1O dia 22 de fevereiro de 1992, está gravado definitivamente nos anais da História de Patos de Minas e de toda a nossa Diocese. Naquela data, em cerimônia solene realizada na Catedral de Santo Antônio, foi empossado o quarto Bispo Diocesano, da Diocese, D. João Bosco Oliver de Faria, sucessor de D. Jorge Scarso, que ao completar 75 anos em agosto de 1991, teve de afastar-se compulsória e legalmente do governo da Diocese, por força de dispositivos do Código de Direito Canônico. D. João Bosco foi nomeado pelo Papa João Paulo II em 8 de janeiro deste ano, e ele mesmo escolheu a data de sua posse, 22 de fevereiro.

O relógio sincronizava os ponteiros nas 09:00 horas pontuais. Uma multidão de fiéis já se postavam ao longo das duas rodovias que dão acesso ao Trevo da Pipoca, entrada de Patos de Minas. Carros, pessoas, muito entusiasmo e vibração, principalmente da juventude católica e das crianças: com pontualidade britânica, chegou D. João Bosco Oliver de Faria, sendo recepcionado por Padre Euclides Ignotti, pároco da Catedral de Santo Antônio. Uma multidão de diocesanos de Patos e de todas as cidades, 20 ao todo, que compõem a diocese de Patos de Minas saúda o novo pastor efusivamente. Um carro do Corpo de Bombeiros leva D. João Bosco em carreata pela rodovia. A carreata culminou na entrada do pátio da Catedral de Santo Antônio. O Prefeito Antônio do Valle, ao lado da esposa Marília, o presidente da Câmara Municipal de Patos, Vereador Dercílio Ribeiro de Amorim, os deputados Elmiro Nascimento e Bernardo Rubinger, e várias outras autoridades de Patos e dos demais municípios da Diocese marcaram presença na recepção e na carreata. Na chegada em frente à Catedral, uma multidão de pessoas saudou o novo bispo, que foi recepcionado por D. Jorge, pelo Arcebispo Metropolitano de Uberaba, D. Benedito Ulhôa, e mais diversos bispos e três arcebispos, além de um abade. A banda do 15.º BPM, sob a batuta do Maestro Venerando Domingos Corrêa executou diversos números musicais saudando a chegada de D. João Bosco. Um grande festival pirotécnico marcou a entrada triunfal do novo bispo na Catedral de Santo Antônio, e o coro da Diocese entoou diversas músicas solenes, numa cerimônia de rara beleza. A catedral ficou repleta para a solenidade de posse.

Após a entrada triunfal de D. João Bosco na Catedral de Santo Antônio, as autoridades religiosas, civis e militares tomaram seus lugares ao chamado do mestre de cerimônias. Na linha de autoridades religiosas, além dos 45 sacerdotes que servem na Diocese de Patos de Minas e de sacerdotes de outras Dioceses, estavam presentes: D. Benedito Ulhôa, arcebispo Metropolitano de Uberaba; o arcebispo de Diamantina, D. Geraldo reis; o arcebispo Militar do Brasil, D. Geraldo de Ávila; o arcebispo de Pouso Alegre, D. Jorge Begeze; o bispo de Guanhães, D. Antônio Felipe; o bispo de Ipameri, D. Tarcísio; o Bispo de Sete Lagoas, D. José Lima; o bispo Coadjutor de Uberlândia, D. José Moura; o bispo de Paracatu, D. Leonardo; o bispo de Franca, D. Diógenes; o bispo de Luz, D. Belchior; o Abade de Claraval, D. Carmelo; o bispo Coadjutor de Luz, D. Eurico; o bispo de Ituiutaba, D. Paulo Sérgio; o bispo de Guaxupé, D. José; o bispo de Divinópolis, D. José Belvino.

O presidente da Cerimônia, D. Benedito Ulhôa teceu comentários sobre o bispo que deixava o Governo da Diocese, D. Jorge Scarso e também a respeito de D. João Bosco, que assumiu o seu rebanho diocesano, e logo após, cumprindo o cerimonial próprio para a ocasião, fez a apresentação oficial do novo pastor à comunidade Diocesana. Em seguida, D. Benedito convocou o Conselho de Consultores da diocese para se certificarem da autenticidade da carta de Nomeação do novo bispo, assinada pelo Santo Padre João Paulo Segundo. O Conselho de Consultores da Diocese, composto pelos Padres: Vicente Ferreira de Lima, Antônio Severo, José Moreira, Isael, Frei Flávio Trindade, Padre Geraldo Loureiro cumprindo o ritual confirmaram a autenticidade do documento de nomeação de D. João Oliver de Faria, e em seguida, o Chanceler da Diocese, Padre Vicente Ferreira de Lima fez a leitura do referido documento Papal, para conhecimento de toda a comunidade Diocesana. Após a leitura da Carta Papal, D. Jorge fez a entrega do báculo ou cajado a D. João Bosco, firmando assim sua autoridade sobre o rebanho diocesano. Padre Antônio Severo falou em nome de todo o Clero Diocesano saudando o novo Pastor. O Prefeito Antônio do Valle Ramos saudou o novo pastor Diocesano D. João Bosco e enalteceu o trabalho profícuo realizado até aqui pelo nosso estimado e tão querido D. Jorge. Em nome dos leigos falou o senhor Baltazar Guimarães, colocando-se à disposição do novo pastor para auxiliar nos trabalhos imensos que a Diocese exigirá de seu novo guia.

Após a solenidade e ritos próprios para a ocasião, a Celebração Eucarística teve prosseguimento, com a presidência do novo bispo D. João Bosco, coadjuvado por D. Benedito e D. Jorge Scarso, na sua homília, D. João Bosco mostrou-se um bispo aberto ao diálogo, e pediu o apoio de todos, sejam autoridades, clero ou seu povo, para levar avante sua missão de governar a nossa Diocese. D. João fez entrar em procissão solene, o seu brasão com o lema “SÓ O AMOR CONSTRÓI” que agora selará todos os documentos da Diocese. D. João Bosco agora é de fato e de direito, o Bispo Diocesano de Patos de Minas, governando 20 municípios a ela integrados. D. Jorge Scarso continua Bispo Emérito de Patos de Minas e deve recolher-se ao Convento dos Capuchinhos no Rio de Janeiro, mas garantiu que estará sempre que possível entre sua gente da Diocese de Patos de Minas.

NOTA: Em 30 de maio de 2007, D. João Bosco foi nomeado Arcebispo de Diamantina-MG, onde tomou posse em 28 de julho de 2007. Em seu lugar assumiu Dom Frei Claudio Nori Sturm.

* Fonte: Texto publicado na edição de 01 de março de 1992 do jornal Folha do Paranaíba, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Arquivo da Diocese de Patos de Minas.

Compartilhe