MARIA ESTHER MACIEL LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, LITERATURA.

A1A patense Maria Esther Maciel nasceu em 1.º de fevereiro de 1963. Desde 1981 reside em Belo Horizonte. É professora de Teoria da Literatura da Faculdade de Letras da UFMG, com Doutorado em Literatura Comparada pela mesma instituição. Realizou estudos de Pós-doutorado em Literatura e Cinema na Universidade de Londres (1999-2000), onde ocupou também o cargo de Pesquisador Visitante. Seu primeiro livro editado, Dos Haveres do Corpo, ocorreu em 1984. A edição n.º 107 de 15 de janeiro de 1985 da revista A Debulha, em texto de Antônio Laércio da Rocha, noticiou o lançamento:

Patos de Minas, sem dúvida, continua sua trajetória positiva no cenário artístico-cultural mineiro. Entre as diversas manifestações desse setor em nossa cidade, a literatura tem ocupado gradativamente seu espaço, embora ainda de maneira um pouco lenta, se compararmos o imenso potencial que temos. Alguns autores como Ricardo Marques, Altino Caixeta de Castro (Leão de Formosa), Agenor Gonzaga, Oliveira Mello, Ivan Clementino, Wilson Pereira, entre outros, têm publicado seus trabalhos, demonstrando muito equilíbrio e boa técnica literária.

Agora, depois de muitas andanças pelo campo poético, mais uma autora patense, a jovem Maria Esther Maciel de Oliveira, acaba de nos presentear com o seu primeiro livro: “Dos Haveres do Corpo”, lançado em noite festiva na Sociedade Recreativa Patense, dia 22 de dezembro.

Maria Esther há muito vem escrevendo seus poemas, demonstrando que tem mesmo uma imensa bagagem poética, e uma sensibilidade a toda prova, que lhe garantem a caminhada segura pelos caminhos da poesia consciente e inovadora.

O poeta Ricardo Marques foi o padrinho desse primeiro lançamento literário de Maria Esther, e teceu sobre o livro comentários bastante positivos e elogiosos. Outro grande poeta que se manifestou sobre Dos Haveres do Corpo, foi Altino Caixeta de Castro (Leão de Formosa), que tem acompanhado a autora nessa sua andança poética, partilhando com ela, seus momentos de criatividade e de busca no campo da poesia.

Presentes ao lançamento, o Prefeito Arlindo Porto Neto, o Deputado Estadual José Maria Vaz Borges, o Vereador João Ricardo de Oliveira (pai da autora), vários vereadores, autoridades patenses, escritores, convidados e imprensa, numa noite muito agradável.

O livro de Maria Esther Maciel, Dos Haveres do Corpo, teve ótima receptividade entre os presentes, sendo que a autora autografou inúmeros volumes na sua primeira noite de autógrafos.

Quem adquirir o livro, certamente terá a oportunidade de conhecer de perto uma autora consciente, e um trabalho poético da melhor qualidade.

Em 04 de setembro de 2006, Maria Esther Maciel foi entrevistada por Wilmar Silva (poeta e editor mineiro) no Portal da Literatura e Arte Cronópios. Ela comentou sobre Dos Haveres do Corpo:

Como o próprio título indica, o tema predominante de Dos Haveres do Corpo é o corpo e seus possíveis. De feição lírico-erótica, tendendo, em vários momentos, ao elegíaco, esse livro foi organizado à luz de alguns excertos do livro Fragmentos de um discurso amoroso, de Roland Barthes. Nele subjaz a idéia do corpo como um livro e vice-versa: a palavra como realização inconclusa do desejo que sempre permanece desejo. Percebo que, nesse primeiro trabalho, algumas marcas de minha poética posterior já se delineiam: a concisão, um certo despojamento da linguagem, o ritmo melódico e uma subjetividade algo oblíqua. O que o diferencia do Triz (Belo Horizonte, Orobó Edições, 1998. 2a. edição: 1999) é a espontaneidade, o frescor intuitivo, o exercício de uma escrita lânguida e mais permissiva em termos de linguagem.

* Fonte A Debulha: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPH) do Unipam.

* Foto: Revistazunai.com.

Compartilhe