BEATLES FOREVER

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

A1O show “Beatles Forever”, promoção da Comissão Casa de Cultura, foi um dos maiores acontecimentos da área artístico cultural nos últimos anos em nossa cidade, que por sinal vem vivendo uma efervescência sem igual nestas férias, com quase dois meses diretos em que não passa um fim de semana sem promoções. Primeiro foi o show teatral SOS – A verdadeira História de um Povo, com o Grupo de Teatro Amador (GRUTA), numa promoção da União dos Trabalhadores no Ensino (UTE), nos dias 13, 19 e 20 de dezembro; depois o show Aldeia das Cigarras, com o jovem compositor e músico aqui radicado, Clarete, no Natal; depois o Show Casa de Cultura, no primeiro dia do ano, que foi quase um mini Encontrão em recinto fechado; depois o show do músico patense radicado no Rio, Luiz Carlos Esteves; depois o show do Dalla e De Brot, Lavapés; a seguir o show Beatles Forever com o Magos do Sol; e agora neste fim de semana o show Tauauá, com Marcos Alves e convidados.

Realmente é muito incrível tudo isto. Mostra uma pequena parcela de nossas potencialidades e evidencia cada vez mais a necessidade da Casa de Cultura, pois inúmeras são as dificuldades para que estas promoções se realizem. É com muita garra e ideal de nossa juventude principalmente, apoiada às vezes por alguns setores de nosso comércio e às vezes pela Prefeitura Municipal, que consegue levar tudo isto à frente, pois não dispomos de um teatro equipado em nossa cidade, com aparelhagem de som, palco, cenários e outros detalhes importantes. Não dispomos também de recursos financeiros a não ser o que se começa a levantar com essas promoções.

O show só de música dos Beatles foi uma prova de que santo de casa faz milagre, pois o grupo Magos do Sol – Taquinho, Heleno, Luiz Carlos, Ivan, Joãozinho e Waldir Carvalho – conseguiu levar, em dia de muita chuva, inclusive na hora da apresentação, cerca de 1.200 pessoas ao Poliesportivo, que curtiram, vibraram e dançaram com aproximadamente 20 músicas apresentadas. Foram feitas também homenagens a Elis Regina e a John Lennon e foi também mostrado um trabalho visual de slades, mostrando toda a carreira do grupo, que de alguma forma contribuiu para grandes mudanças sociais, no comportamento, nas idéias e nos valores morais, no mundo. Frente ao impacto da promoção já surgiram diversas sugestões para que façamos outro show Beatles no próximo ano¹.

* 1: Leia “Beatles Forever II”.

* Fonte: Texto de Romero Silva publicado com o título “O Sonho realmente continua” na edição de 04 de fevereiro de 1982 do jornal Folha Diocesana, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Da edição n.º 63 da revista A Debulha de 15 de fevereiro de 1983, do arquivo do LEPEH.

Compartilhe