ASPECTO URBANO EM MEADOS DA DÉCADA DE 1910

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O livro “Município de Patos” foi editado em 1916 por Roberto Capri. Nele, há um relato sobre como era o aspecto urbano:

No seu conjuncto Patos é uma cidade das mais symetricas  que se conhece, praças grandes, mas, bem alinhadas e largas, todas as construcções solidas, altas, hygienicas e de aspecto elegantes.

A cidade, cuja planta foi recentemente levantada pelo illustrado engenheiro Dr. José Jorge da Silva, compõe-se de 5 praças, 25 ruas e 4 Travessas.

PRAÇAS: da Matriz, do Rosário, de Antonio Dias, do Caixeta e do Sant’Anna.
RUAS: da Várzea, dos Ferreiras, Silva Guerra, Padre Britto, João Pinheiro, Independencia, Dr. Marcolino, Tiradentes, Municipal, Coronel Corrêa, Cesario Alvim, Theophilo Ottoni, Affonso Penna, Tenente Bino, General Ozório, Dr. Olegario Maciel, Desembargador Frederico, Sete de Setembro, 15 de Novembro, Major Jeronymo Maciel, da Lagoa, do Paracatú, Nova da Lagoa e do Serrado.
TRAVESSAS: do Formiguinha, do Queiroz, do Forum e do Soares.

Possúe a cidade 600 casas e dentre estas muitissimas foram reconstruidas totalmente e grande numero construidas pelo processo moderno de tijollos e cimento. Dentre os predios mais notaveis contam-se o Paço Municipal, a esquina da Rua Municipal e em frente ao jardim publico, na Praça do Rosario, elegante e de aspecto magnifico, por sua collocação e bem acabada architectura; o Forum e Cadeia, na rua do Theophilo Ottoni, de aspecto magestatico, solida e caprichosamente mobiliada; o Grupo Escolar, na Praça da Matriz, de face para o Poente, grande e vistoso com todos departamentos necessarios e condições hygienicas de accordo com as exigencias do moderno ensino; a Estação da Distribuidora Electrica, na extremidade da rua General Ozório, lindo edificio, solidamente construido; e diversos outros palacêtes particulares em differentes ruas, onde ao lado do gosto architectonico sobresahe o das flores, sendo alguns lindamente ajardinados. Há dois templos catholicos – a Matriz e a igreja do Rosario, ambos edificados nas praças dos mesmos nomes e de construcções antigas e singellas, porém decentes e asseiadas.

Na Matriz foi recentemente collocado um bom regulador público.

Das praças e ruas as mais importantes são: a da Matriz, de forma rectangular tendo cerca de 280 metros de comprimento sobre 80 de largura, arborisada symetricamente dos dois lados, profusamente illuminada por 22 lampadas electricas lateralmente infileiradas e por 3 lampadas voltaicas no centro e de força de 1500 velas cada uma; a do Rosario, tambem rectangular de 200 metros de comprimento sobre 80 de largura contendo dentro um bello jardim com um bom corêto e illuminado por postes de luz electrica tendo dentro 2 lampadas voltaicas de 1500 velas cada uma; a rua Olegario Maciel a mais larga, plana e elegante da Cidade, possuindo predios e largos passeios de pedra e cimento, profusamente illuminada tendo seus postes alinhados no centro, com duas lâmpadas poderosas, dando-lhe á noite um aspecto maravilhoso. Com a recente inaugurração da Agua e da Luz, innumeros são já os predios publicos e particulares que gozam os dous melhoramentos.

* Fonte: Livro “Município de Patos” (1916) de Roberto Capri, do arquivo de Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Capa do livro citado.

* Edição: Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in