INDUSTRIALIZAÇÃO NA DÉCADA DE 1990

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A1Deixando de ser uma economia baseada na agropecuária tradicional, Patos de Minas está vivendo um processo crescente de industrialização, que começou com a instalação de uma unidade da Gessy Lever, em 1992. Hoje, 52% da renda da Prefeitura vêm da indústria, dos quais 35% são do setor alimentício. A cidade se transforma também num importante pólo de vestuário. O Sindicato da Indústria do Vestuário do Alto Paranaíba (Sindivest) desenvolveu um trabalho junto à Prefeitura, que vai resultar na instalação de um novo distrito industrial, informa sua presidente, Heralda Maria Caixeta Borges.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Wando Borges, afirma que com a expansão da Gessy Lever – que fabrica produtos da marca Cica, como legumes enlatados e massa de tomate – o perfil econômico do município começou a mudar e atrair indústrias. “Algumas empresas estrangeiras estão estudando a possibilidade de instalar unidades industriais nessa região, para produzir vegetais congelados”, diz. O secretário cita a francesa Bonduelle, associada da chilena Liansa, e um grupo holandês, cujo nome ele preferiu não revelar. A Prefeitura e o governo de Minas assinaram protocolo com a Perdigão, para a instalação de uma fábrica na área de avicultura, ocupando área de 500 mil m². A empresa promete investir US$ 65 milhões e gerar 600 empregos diretos e 1.200 indiretos.

“Está havendo uma migração muito grande da atividade rural para a cidade. E quem mais está empregando é o setor de serviços e indústria”, diz o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Industrial do Alto Paranaíba (CRD – Alto Paranaíba), empresário Lisandro de Queiroz Bicalho. Segundo ele, a agroindústria e o segmento do vestuário foram os que mais cresceram. A Rheem Empreendimentos Industriais e Comerciais S/A montou em junho do ano passado sua fábrica em Patos de Minas, para fornecer embalagens metálicas à Gessy Lever e a outras indústrias da região Centro-oeste. Ela investiu em torno de US$ 6 milhões.

* Fonte: Texto publicado com o título “Patos de Minas Descobre Novas Vocações” na edição n.º 60 de 08 de dezembro de 1997 do jornal O Tablóide, do arquivo de Fernando Kitzinger Dannemann.

* Foto: Rvchudo.blogspot.com.

Compartilhe