CENTRO CULTURAL: A OBRA QUE NÃO ACONTECEU

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC02403 - CópiaA construção do Centro Cultural de Patos de Minas, é uma das mais antigas reinvindicações da classe cultural patense, ansiosa por um espaço adequado para se desenvolver atividades de cunho artístico e cultural.

Com grandes sacrifícios, as várias entidades e os vários grupos culturais patenses vêm desenvolvendo seus trabalhos em espaços alternativos, muitas vezes por demais onerosos, dificultando um maior crescimento do nosso movimento artístico-cultural.

Várias vezes foi levantada a grande bandeira em prol da construção do nosso Centro Cultural, que viria – e virá, quando construído – atender essas legítimas reinvindicações da cultura patense, criando espaços para o desenvolvimento do nosso teatro, das nossas artes plásticas, artesanato, folclore, dança, cineclubismo, literatura, música, etc…

O movimento cultural já deu provas de que é pujante e sólido, com uma evolução constante, e carece mesmo desse espaço físico, que virá complementar sua evolução.

Agora, o assunto volta à tona e com força total, em discussões mais objetivas e realistas, com o projeto-estudo que a RG Engenharia elaborou para discussão com entidades culturais, empresários comerciais e poder público municipal.

Sabemos que por força de Lei Municipal assinada pelo nosso ex-Prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca, o espaço da praça da antiga rodoviária está destinado à construção do nosso Centro Cultural.

Sabemos também que, conforme afirmou o próprio Prefeito Arlindo Porto Neto, não existe possibilidade alguma de que a curto e médio prazo seja o mesmo construído pela municipalidade.

Assim sendo, de maneira racional, objetiva e bastante realista, a RG Engenharia, através de seus jovens profissionais, Engenheiros Tony Hamilton Rabelo e Caio César Gonçalves, e os Arquitetos Antônio de Pádua F. Fialho, Paulo H. Lopes e Flávio Carsalade, elaborou um excelente projeto-estudo, visando unir esforços da iniciativa privada, poder público e entidades culturais, viabilizando assim a construção do nosso tão necessário e esperado Centro Cultural.

No último dia 18, aconteceu uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas, quando os presentes (por sinal em grande número), puderam conhecer mais de perto, detalhes do excelente projeto-estudo elaborado pela equipe da RG Engenharia.

Com projeções de slides, comentários sobre a obra e debates, foi apresentado o projeto, que veio dirimir possíveis dúvidas quanto à perfeita integração Cultura-Comércio, que tanto afligiam grande parte dos representantes culturais.

O projeto apresentado naquela reunião, agradou a todos, pois mostrou uma linha arquitetônica arrojada, bem setorizada, realçando cada função do conjunto comercial-cultural a ser construído bem no coração de nossa cidade.

Atendendo a convite da própria RG Engenharia, lá estiveram para conhecer o projeto e participarem do debate sobre sua viabilidade técnico-econômica: Prefeito Arlindo Porto Neto, o ex-Prefeito Dr. Dácio Pereira da Fonseca, o vereador Romero Santos da Silva (Secretário da Câmara Municipal e Presidente da Casa de Cultura de Patos), Professora Martha Caixeta de Queiroz (Diretora do Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura), João Marcos Pacheco (Presidente da FUCAP), vários diretores e conselheiros da FUCAP, empresário Roberto da Fonseca Brandão (Presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas), Dona Auzônia Rosa Vieira (Presidente do Clube dos Diretores Lojistas de Patos de Minas), Maria Célia Costa Santos (representante do grupo GRUTA e presidente da FETEMIG), Antônio Basílio Leal do Prego (Representante da Lyra Mariana Patense e Escola de Samba Acadêmicos de Patos de Minas), Márcio Luiz Maciel (ex-Presidente da Casa de Cultura de Patos de Minas), Paulo Álvares Babilônia (Presidente da UEP), representantes de vários grupos culturais, entidades, convidados e imprensa.

Foi uma reunião bastante proveitosa, e agora é levar adiante a proposta, que já conta o aval da classe cultural patense – que está unida em torno do projeto –, da Prefeitura Municipal e dos empresários, que certamente deverão dar sua importante parcela nesse esforço comunitário que agora se faz imprescindível.

Acontecendo o bom senso, ou seja, a união de todos, certamente, desta vez, poderemos ver realizado o velho e justo sonho da nossa classe cultural, que é ver construído e em pleno funcionamento o nosso Centro Cultural.

A HORA É AGORA!!!

* Fonte e foto: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado com o título “Em Discussão, a Construção do Centro Cultural de Patos” publicado na edição n.º 130 de 31 de dezembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe