VINGANÇA DE HERCÍLIO TRAJANO, A

Postado por e arquivado em HISTÓRIAS DE PESCADOR.

HISTORIAS DE PESCADOR - MURALJOIA.COMCerta vez organizou-se uma caravana da pesada para uma pescaria no Rio Catarina. Era o Dr. Moacyr Viana, Dr. Sebastião Coutinho, o Olegarinho e o Dr. João Resende de Lima, o Teba e o Raimundo Monte, o Pedro Peres e o Wagner Lima Verde, o João Nogueira de Lima, o João pouca-roupa, o José Tomaz, o Tito Silva e outros e outros. A turma iria passar pela Ponte Firme, onde apanharia o “médico clínico-cirúrgico e obstétrico” Hercílio Trajano, o “rei da Ponte Firme”.

Chegando no local determinado pela cúpula da expedição, o “doutor” Hercílio preparou uma trapaça das melhores, para se vingar de todas as implicâncias e chateações da turma. Apanhou um rótulo da sua botica da Ponte Firme e camuflou o verdadeiro rótulo de um vidro de remédio. No seu novo rótulo, lia-se: “Tônico Geriátrico” – especial para homens cansados e idosos. Use, mas não abuse!

E a turma da pesada entrou mesmo no reconstituinte e dentro de poucos dias, pelo efeito psicológico do medicamento e pela confiança na experiência do hábil manipulador, todos se sentiram em plena forma e ninguém mais estava ligando para a pescaria.

– Ai, Ivone – lamuriava a todo o instante o Dr. João Resende! Que saudade da minha velha! Não aguento mais!

– Saudade? – rebatia o Teba. Ai Telvina, como é triste ficar um dia longe d’ocê!

Custava-se tolerar o “Pouca-roupa”. Nunca esteve ele tão impossível. O Monte, encurtava os passos e esfregava as mãos, recomendando cautela. Queria a todo o custo gratificar o farmacêutico, pois lhe resolvera um problema de longa data! – Mantenham distância de mim – bradava o Pedrinho Peres. Estou perigoso!

E assim sucediam-se as exibições e impaciências, ninguém mais suportando aquela vida. E os elogios se multiplicavam ao boticário, que custava se conter de tanta vontade de rir.

Por fim, a solução foi mesmo suspender o programa da pescaria e voltar para casa com o que todos concordaram. Nem a lua de mel os havia entusiasmado tanto! Mas, antes da partida, o Hercílio tinha uma explicação importante a fazer:

– Meus caros amigos e colegas de pescaria! Eu quero de público me penitenciar por um grave erro que cometi em minha vida profissional. Atentem bem para este remédio que virou a cabeça de vocês todos.

E foi arrancando o rótulo da sua farmácia, descobrindo a todos o verdadeiro rótulo do produto “revolucionário”:

REGULADOR XAVIER N.º 1…

NOTA: O Regulador Xavier é um preparado à base de extratos vegetais, de plantas medicinais, desenvolvido em São Paulo pelo farmacêutico João Gomes Xavier, para distúrbios da menstruação, e registrado no órgão de saúde desde 1930. Na época os males ditos “femininos” eram tratados, na maioria das vezes, com chás e infusões caseiras, passados de mãe para filha, sempre num clima de mistério: “aqueles dias” eram uma prova da condição feminina, uma “doença” relacionada ao sexo e portanto, íntima e secreta. Não se imaginava que a TPM (tensão pré-menstrual) seria um dia discutido nos escritórios e mesmo apresentada em atenuantes em crimes. O regulador Xavier surgiu como um remédio moderno usado em duas versões: o número 1 para excesso e o número 2 para a escassez das regras . (Invencoesbrasileiras.com.br)

* Fonte: Texto publicado sem título na coluna “Todo Pescador Mente” da edição de 14 de agosto de 1980 do Boletim Informativo, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Muraljoia.com.br.

Compartilhe