RECEPÇÃO AO DR. ADELIO APÓS SER ELEITO DEPUTADO FEDERAL

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

1TEXTO: A OZAGA (1935)

Figura de destacado valor no scenario politico de Minas, um dos membros da Comissão Executiva do Partido Progressista, regressou sabbado passado do Rio, o dr. Adelio Maciel, onde permaneceu quase por um mez, attendendo aos seus deveres na Constituinte.

O povo de Patos, numa formidavel recepção de solidariedade politica, homenageou sinceramente seu chefe em regosijo á sua eleição á Camara Federal. Figuras conceituadas da nossa sociedade, foram recebel-o, ainda, nas immediações da cidade. Sua Excia. entrou, na urbs, debaixo de fortes acclamações populares e de ensurdecedora foguetaria.

No dia seguinte o povo, em massa, dirigiu-se á residencia do homenageado¹, onde o dr. Ernani saudou brilhantemente o prestigiado deputado. Seguiu-se o sr. Guilherme que falou em nome da Liga Operaria. Logo depois, o nosso colega, academico Jacques Corrêa, num enthusiastico improviso, falou em nome da mocidade. Usou da palavra tambem o dr. Euphrasio Rodrigues que improvisadamente saudou o dr. Adelio, como continuador da obra do Coronel Antonio Dias e dr. Olegario Maciel.

Dr. Adelio então, em belas palavras, agradeceu penhoradamente as homenagens do seu povo. Foram, em seguida, vivados os nomes do dr. Benedicto Valladares, dr. Getulio Vargas e outros políticos. Para maior brilho, compareceu o afinado conjuncto musical dirigido pelo maestro Randolpho Duarte.

A Ozaga, em convite especial, compareceu em todas festividades.

* 1: Dr. Adélio Dias Maciel morou por muitos anos no n.º 452 da Rua Olegário Maciel, entre Avenida Getúlio Vargas e Rua Tiradentes (veja a foto da casa no texto “Casa Onde Morou Dr. Adélio Dias Maciel”). A casa foi construída em 1922. Não se sabe em que ano ele se mudou para o imóvel em questão. Há um documento, datado de 08 de abril de 1924 (veja-o no texto “Pedido de Instalação Elétrica na Casa de Dr. Adelio Dias Maciel”), onde Maria Luiza de Mello solicita ao Presidente da Câmara Municipal “diguinar-se” a instalar energia elétrica numa casa de propriedade do Dr. Adélio localizada na Rua Dr. Marcolino. O interessante neste documento é que o Presidente da Câmara Municipal naquele ano de 1924 era o próprio Dr. Adélio.

* Fonte: Texto publicado com o título “Dr. Adelio Maciel” na edição de 10 de fevereiro de 1935 do jornal A Ozaga, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe