DOBERMANN

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

1Trata-se de uma raça bastante recente criada na Alemanha em 1860, fruto de cruzamentos, presume-se, entre Alanos, Pastores alemães, Rottweilers e Pinschers, e talvez ainda com sangue de Pastor de Beauce e do Greyhound. O autor de todas estas misturas teria sido o cobrador de impostos alemão Karl Friedrich Louis Dobermann, o qual, devendo sempre atravessar lugares infestados por bandidos, imaginou “construir para si” um cão de guarda e de defesa capaz de afrontar qualquer situação dramática. Com o nome de seu criador, o Dobermann foi apresentado pela primeira vez numa exposição no ano de 1876. Logo obteve grande sucesso.

É um cão de conformação musculosa e de extrema elegância. Para os machos a altura varia entre 62 e 68 cm, para as fêmeas entre 58 e 65 cm. Não existem padrões para o peso, o que existe é a norma utilizada pela FCI. O cão ideal deve ter o tamanho suficiente para uma ótima combinação de força, resistência e agilidade. O macho normalmente pesa entre 40-45 kg e a fêmea entre 32-35 kg. Tem cabeça longa e estreita; crânio achatado; dentadura forte em tesoura; olhos escuros com expressão de viva inteligência; orelhas operadas mantidas eretas; cauda cortada curta; pernas perfeitamente retas; pelo curto, espesso, duro e aderente. A cor da pelagem deve ser negro, marrom-escuro ou azul, com marcas fogo ou ruivo-ferrugem bem definidas. Manchas brancas não são admitidas. Deve mostrar um passo elástico, elegante, cobrindo muito terreno.

A razão para a remoção da cauda é para garantir que ela não atrapalhasse o cão. Cortar a cauda foi sempre um tópico controverso. A norma da American Kennel Club para o Dobermann inclui uma cauda cortada na segunda vértebra. Cortar a cauda é uma prática comum nos EUA, Rússia e Japão, assim como numa série de outros países, onde ela é legal. Em muitos países Europeus e na Austrália esta prática é ilegal. Também a orelha é cortada, assim como em outras raças, um procedimento que está relacionado com o fato da raça ser para guarda, para que o cão tenha audição mais eficaz. De acordo com o Dobermann Pinscher Club of America, as orelhas são normalmente cortadas para ficarem eretas. Como o corte da cauda, também o corte das orelhas é ilegal em alguns países. É geralmente feito entre 7 e 9 semanas de idade.

Nascido cão de guarda e de defesa continuou a sê-lo. Foi utilizado pela polícia, pelos militares em guerra (os fuzileiros navais serviam-se deles para descobrir os franco-atiradores), na defesa da propriedade, indústrias, fazendas, residências. A fêmea adapta-se melhor que o macho à vida em apartamento, mas ambos têm necessidade de consumir todos os dias as suas energias nervosas. É um cão bastante longevo, podendo atingir de 15 a 20 anos.

Macho e fêmea têm temperamento diverso. A fêmea é tranquila, sensível, afetuosa em família, desconfiada com estranhos. O macho, ao contrário, é impetuoso, inteligentíssimo, muitas vezes agressivo, e deve ser dominado pela mão enérgica do dono. Ao contrário de informações errôneas disseminadas pela população geral, especialmente no Brasil, o Dobermann não é um cão com personalidade e caráter que contenha agressividade gratuita. A raça, criada para guarda, possui instinto de agressividade peculiar a qualquer raça criada para esta função, mas adequadamente voltada a estranhos que invadirem seu território. O fato é que o Dobermann possui um temperamento de maior dominância, e não agressividade. E um cão dominante, nas mãos de um proprietário inexperiente, seja por ausência de autoridade, ou autoridade excessiva, provavelmente se tornará num cão agressivo, em razão daquela dominância. Em suma, o Dobermann possui um temperamento excelente, mas adequado aos donos experientes em sociabilização canina, e também adestramento positivo. E o melhor de tudo: costuma ser muito protetor e amante das crianças da família da qual faz parte.

* Fontes: Todos os Cães, de Gino Pugnetti, e Wikipédia.

* Foto: Cuidadorescaninos.com.

Compartilhe