VII FEPAMI

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

1Numa promoção conjunta da União dos Estudantes Patenses (UEP) e do Diretório Acadêmico “16 de Maio”, da FaFiPa, aconteceu no período de 6 a 8 de setembro, o VII FEPAMI – Festival Patense de Músicas Inéditas.

Cerca de 68 composições musicais foram inscritas, passando por uma seleção prévia que determinou as 30 músicas classificadas para as eliminatórias.

No dia 6 de setembro, 14 músicas foram apresentadas na 1.ª eliminatória, no auditório da Rádio Princesa (antigo Cine Garza):

Capitão Gancho (Eduardo Barbosa); Jovem Onde Está (Grupo Centro Minas); Canto (Jaime Wesley e Marcos Rassi); Canoa Branca (Clarete e Adriana); Sacrifício (Wilson Pereira e Dalla); Canto da Terra (Grupo Sertões e Veredas); Nó de Marinheiro (Claret Mesquita); Canção de Ninar Negro (Ildeu Moreira, Lilian e Dulce); Cores (Adriana e Clarete); Saudade Multiaplicada (Wilson Pereira e Maurício); Caminhos (Grupo Centro Minas); Olhos da manhã (Civuca, Marcão e Maurício); Canto Contra Canto (Ildeu Moreira e Grupo Capuchinhos) e Arrebol (Mauro Caixeta).

No dia 7 de setembro (sábado) foram apresentadas as seguintes músicas:

Sertões e Veredas (Grupo Sertões e Veredas); Buscapé (Osmar Leopoldo); Saudades do meu Sertão (Wander Mello e Roberto Ferreira); Vôo Raso (Wander Porto, Léo e Carlos); Capricho de Vagabundo (Bráulio Tarcísio Porto); Tempo de Invernada (Civuca, Marcão e Maurício); Interior (Ferreira Filho); Trem Encarnado (Écio Naves); Feito Flor (João Vicente e Carlinhos Santana); Dança de Roda (Woodson Pereira); Minas Maravilha (Paulão, Carlos e Léo); Nova Geração (Civuca, Marcão e Maurício); Yara (Carlin Santana e Elder Cordeiro); Vivencial (Wander Porto e Marcos Rassi); Tudo (Adriana e Clarete) e Coração no Patuá (Bartolomeu Mendonça).

Das duas eliminatórias foram classificadas 10 músicas para a finalíssima, realizada no dia 8 de setembro (domingo) no Ginásio do Patos Tênis Clube. Foram classificadas para a finalíssima as seguintes músicas:

Canto (Jaime Wesley e Marcos Rassi); Canto Contra Canto (Ildeu Moreira e Grupo Capuchinhos); Canto da Terra (Grupo Sertões e Veredas); Canção de Ninar Negro (Ildeu Moreira, Lilian e Dulce); Capricho de Vagabundo (Bráulio Tarcísio Porto); Olhos da Manhã (Civuca, Marcão e Maurício); Coração no Patuá (Bartolomeu Mendonça); Saudade Multiaplicada (Wilson Pereira e Maurício); Trem Encarnado (Écio Naves) e Vôo Raso (Léo, Carlos e Wander Porto).

O Juri das duas eliminatórias foi composto pelas seguintes pessoas: Antônio Laércio da Rocha (Presidente), Sônia Neves, Wilson Severo, Dilson Severo e Márcio Luiz Maciel.

Para a finalíssima, a composição do corpo de jurados foi a seguinte: Antônio Laércio da Rocha (Presidente), Mônica Barbosa, Maestro Venerando Domingos Corrêa, Waldemar José da Silva (Gavião) e Wellington Silva.

Ao final das apresentações das 10 finalistas, o Juri apontou as seguintes Vencedoras:

1.º LUGAR – Canto Contra Canto (Ildeu Moreira e Grupo dos Capuchinhos), com interpretação do Grupo dos Capuchinhos.
2.º LUGAR – Capricho de Vagabundo (Bráulio Tarcísio Porto), com interpretação de Gorethi Rassi e Grupo.
3.º LUGAR – Canto (Jaime Wesley e Marcos Rassi), com interpretação de Marcos Rassi e Grupo.
MELHOR ARRANJO – Capricho de Vagabundo (Bráulio Tarcísio Porto).
MELHOR INTÉRPRETE – Grupo dos Capuchinhos com a música Canto Contra Canto.
MELHOR LETRA – Saudade Multiaplicada (Wilson Pereira e Maurício).

O Juri Popular apontou como Melhor Canção, a música Canto Contra Canto (Ildeu Moreira e Grupo dos Capuchinhos)

A FUCAP teve a seu cargo, a iluminação nas eliminatórias e na finalíssima do VII FEPAMI, bem como no show do cantor e compositor BELCHIOR, que encerrou a promoção. A FUCAP mostrou que tem mesmo capacidade e equipamentos para prestar excelentes serviços na área de iluminação.

O Som esteve a cargo do Stúdio Móvel 777, do jovem Heleno Versiani, com um serviço muito bom.

O nível do VII FEPAMI foi muito bom, o que demonstra a seriedade da promoção. UEP e DA da FAFIPA estão de parabéns por mais esta iniciativa no campo artístico-cultural patense.

Uma pena foi o pequeno público que prestigiou o evento. Esperamos que os patenses participem mais ativamente das nossas promoções culturais, prestigiando iniciativas como o VII FEPAMI, que só engrandeceu nosso movimento artístico-cultural.

* Fonte: Texto de Antônio Laércio da Rocha publicado com o título “VII Festival Patense de Músicas Inéditas” na edição n.º 123 de 15 de setembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Kboing.com.br.

Compartilhe