MAINE COON

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

2Nos séculos 16 e 17, gatos domésticos trazidos da Europa enfrentaram os invernos severos da Nova Inglaterra (EUA) onde, por seleção natural, apenas os mais fortes e adaptáveis sobreviveram. Desta forma, o Maine Coon desenvolveu-se grande e rústico, com uma pelagem grossa e resistente a água, bem com uma constituição forte.

A origem da raça e seu nome têm várias, por vezes fantásticas, histórias explicativas. Uma delas conta que um gato doméstico solto nas florestas do Maine¹ cruzou-se com um guaxinim, resultando em uma ninhada com as características do Maine Coon. Apesar de isto ser biologicamente impossível, esta história, alimentada pela cauda cheia e a coloração similar ao do guaxinim, pode ter levado a adoção do nome “Maine Coon”. Outra história é o gato ter recebido tal nome em homenagem a um capitão de navio chamado Coon que teria sido o responsável pela chegada do mesmo ao litoral do Maine. Apesar de tais histórias, a maioria dos criadores hoje em dia acredita que a raça tenha se originado em cruzamentos entre gatos de pelo curto nativos e europeus de pelo longo, provavelmente Angorás.

O Maine Coon é extremamente dócil, meigo e companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É de fácil adaptação e essencialmente muito amigável. Carente de cuidados e atenção necessita sempre de companhia. Seu miado é um dos mais curiosos, por ser semelhante a um grilo. É uma das maiores raças de gato doméstico. Os machos pesam de 6 a 11 kg, com fêmeas pesando de 4,5 a 6,8 kg. A altura de adultos pode variar entre 25 e 41 cm e atingir comprimento de até um metro, incluindo a cauda, que por sua vez atinge o comprimento de 36 cm, afunilada e com muito pelo, quase semelhante a uma cauda de guaxinim. O corpo é sólido e musculoso, necessário para suportar seu próprio peso. O peito é amplo com corpo retangular e demoram a amadurecer fisicamente. Seu tamanho completo normalmente é alcançado entre três a cinco anos de idade, enquanto outros gatos levam cerca de apenas um ano. Originalmente um gato de trabalho, é resistente, rústico e capaz de suportar fortes condições climáticas.

Os olhos de cor verde ou dourada são grandes e expressivos. O padrão mais comum de cores é o marrom (castanho), mas a raça é reconhecida em todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês. A pelagem é macia e sedosa, embora a textura possa variar de acordo com a cor. O comprimento é curto sobre a cabeça e ombros, e mais longo na região abdominal e nas laterais. Alguns têm uma juba de leão em torno do pescoço. A pelagem é sujeita a variações sazonais, com a pele sendo mais espessa durante o inverno e mais fina durante o verão.

O tempo de vida médio é de 12 anos e meio. É geralmente uma raça saudável e resistente. A ameaça mais grave é a Cardiomiopatia Hipertrófica Felina, a doença cardíaca mais comum observada em gatos, seja de raça pura ou não. No Maine Coon, pensa-se que pode ser herdada de forma hereditária. É uma doença progressiva e pode resultar em insuficiência cardíaca, paralisia das patas traseiras devido a embolização de coágulos originária no coração e morte súbita. Nem todos os gatos que resultam positivo terão sinais clínicos da doença. Outro potencial problema de saúde é a Atrofia Muscular Espinhal, também herdada geneticamente que causa a perda dos neurônios da medula espinhal que ativam os músculos esqueléticos do tronco e membros. Os sintomas são normalmente vistos dentro de 3 a 4 meses de idade e resultam em atrofia/fraqueza muscular e uma expectativa de vida mais curta.

* 1: O Maine é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra, no extremo nordeste do país.

* Fonte: Wikipédia.

* Foto: Caoecianatal.com.br.

Compartilhe