FUCAP REATIVADA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

2A Fundação Cultural do Alto Paranaíba – FUCAP, entidade criada há mais e 30 anos em Patos de Minas, tem no seu histórico várias conquistas no cenário cultural de Patos de Minas e região. A entidade depois de vários anos atuando com destaque no campo artístico cultural, passou por um período de quase paralisação, devido a vários fatores estruturais e de transferência de vários de seus conselheiros e colaboradores para outras localidades. Mas a história da entidade é grande e de muitas conquistas e por assim ver, alguns de seus conselheiros, ao lado de novos idealistas culturais, decidiram buscar formas de reativas a FUCAP.

Um grupo de idealistas e Conselheiros, entre os quais Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro, Betânia Pacheco, Aurélio Rocha, Sílvio Andrade Júnior, Adelino Amorim, Eugênio de Melo Ribeiro (até então Presidente da FUCAP – que vinha mantendo a entidade viva ao longo do período em que ela está praticamente desativada), Humberto
Amador Amorim, decidiu tentar a reativação da entidade. Antônio Paulo Ximenes, representou o Grupo de Serestas.

No dia 31 de agosto de 2015, ocorreu uma reunião no salão do Hotel Antares, estando presentes vários antigos conselheiros da FUCAP, o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Esportes de Patos de Minas (Fábio Amaro) e a Assessora de Programas e Projetos da Representação Regional do Ministério da Cultura (Cláudia Castro).

Foram debatidos vários temas e propostas para a reativação definitiva da FUCAP e ao final, o nome do Conselheiro Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro foi eleito para presidir a entidade, sendo aceito por todos os presentes à reunião. Na sequência Heitor Pinheiro nomeou como Diretora Executiva, Betânia de Sousa Pacheco Cintra e como Diretor Artístico, Sílvio Andrade Júnior.

Na mesma reunião, foram convidados para integrar o Conselho Curador da FUCAP, as seguintes pessoas: Betânia de Sousa Pacheco Cintra, Marcos Nepomuceno (representando o sr. Vicente Nepomuceno) e Esio Nogueira de Menezes. Foram reintegrados os conselheiros Sílvio Andrada Júnior, Evander Luiz Simão, Marcos Antônio de Amorim e João Vicente Deocleciano Pacheco.

FUCAP – Fundação Cultural do Alto Paranaíba
Presidente: Heitor Rocha de Mendonça Pinheiro.
Diretora Executiva: Betânia de Sousa Pacheco Cintra.
Diretor Artístico: Sílvio Andrade Júnior.
Conselheiros: Aurélio Rocha de Mendonça Pinheiro, Adelino Rodrigues de Amorim, Marcos Antônio de Amorim, Marcos Nepomuceno, Evander Luiz Simão, Eugênio de Melo Ribeiro, Geralda Aparecida de Morais Ribeiro, Esio Nogueira de Menezes, André Henrique Santos Silva, João Vicente Deocleciano Pacheco, Carlos Alberto Donâncio Rodrigues.

O mandato da atual Diretoria e Conselho Curador vai até 31 de agosto de 2019 e a posse ocorreu na mesma reunião de 31/08/2015. Com essa iniciativa a FUCAP volta a ser uma entidade ativa e, com certeza, realizará muito mais pela cultura patense e regional.

* Fonte: Texto de “(LR)” publicado com o título “FUCAP retorna atividades em nova etapa” na edição de 05 de setembro de 2015 do jornal Folha Patense.

Compartilhe