ULTIMAMENTE ANDO IRRITADO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

2A irritabilidade muitas vezes aumenta com a idade, mas frequentemente tem uma causa específica e tratável.

À medida que a vida passa, os cães ficam muito acomodados em seus hábitos. A rotina torna-se cada vez mais importante, até que finalmente realizam atividades específicas, não necessariamente porque querem fazê-las, mas apenas porque sempre as fizeram. Um cão pode latir em tom de reclamação um “estou irritado” quando quer ir para fora, simplesmente porque sempre saiu àquela hora, mas estando fora ele se esquece do motivo que o fez querer ir para lá.

Com o envelhecimento, os sentidos de um cão declinam. Como os humanos, ele não ouve tão bem como costumava ouvir e não consegue focar os olhos como um dia o fez. Todos os nervos de seu corpo tornam-se menos eficientes e não enviam mensagens tão rapidamente quanto enviavam. Isso significa que aparições e sons repentinos são mais prováveis de amedrontá-los. Um contato inesperado produz medo, e ele responde com uma dentada. Essas mudanças do envelhecimento, perfeitamente naturais, podem levar a um certo mau humor.

A irritabilidade também pode ser provocada por um desconforto crônico em baixo grau. Os cães não são queixosos. Eles simplesmente prosseguem com a vida, mesmo quando desenvolvem fraqueza ou dor óssea, articular ou muscular. Se dói quando se movimentam, sua reação natural será morder as pessoas que vierem acariciá-los. Felizmente, esse tipo de irritabilidade com frequência responde bem a anti-inflamatórios, outros medicamentos apropriados e até a necessidade de cirurgia devidamente recomendados por um Médico Veterinário após uma avaliação clínica.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Pt.dreamstime.com.

Compartilhe