I JORNADA CULTURAL

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

2No compasso de espera pela passagem do cometa de Halley – mistério, luz e cor – aconteceu em Patos de Minas a I Jornada Cultural.

A magia do cometa esmaeceria, insossa, diante do brilho deste acontecimento, que tomou conta da cidade, prenunciando um novo tempo cultural. Tempo em que se propõe uma visão crítica do contexto Brasil/Mundo, como também uma tomada de posição quanto a nossa verdadeira participação social.

Professores, estudantes, artistas e intelectuais dividiram-se pela cidade, como presenças vivas em debates, palestras, cursos, ciclo de estudos, mostras de cinema, espetáculos de teatro, música e dança.

E o Universo de Guimarães Rosa iluminou-se aos olhos daqueles que, esgravatando o Grande Sertão, procuravam desvendar os mistérios do homem aglutinado à terra.

A linguagem cinematográfica falou poeticamente, seja através do Padre e a Moça ou da Hora e a Vez de Augusto Matraga.

Arte e Educação, Literatura-Infanto-Juvenil, Oficinas de Texto, Dança e Teatro – debates, ciclo de estudos e cursos – adotaram como tônica a arte caleidoscópica: a visão individual é a mais autêntica, a mais verdadeira. Chegou a hora de deixar de lado “a reprodução dos modelos sócio-culturais conservadores”, em favor do “desenvolvimento da realidade individual de cada um dentro do seu meio natural”.

História/Política/Direito – a travessia do homem, fazendo e refazendo a sua história – propôs uma revisão dos nossos des/caminhos, quando o país começa a projetar no “telão do mundo” a sua nova imagem, longa do “Era uma vez…”.

Dança, Música, Cinema, Artes Plásticas, Folclore, Poesia fizeram da “nossa semana” um divisor de águas, registrando na história de Patos um marco significativo, que se fez possível a partir de uma comissão que o tornou real e de uma clientela que o tornou verdade.

E tudo terminou na praça. Crianças e adultos ouvindo e vivendo histórias de bichos e gentes. E nos rostos tomados de infância terminou a I Jornada Cultural de Patos de Minas.

Tudo terminou. Ou não?

Tudo está recomeçando.

* Fonte: Texto de Ana Maria Mundim Passos (Oficina de Textos) publicado com o título “I Jornada Cultural de Patos de Minas” na edição n.º 127 de 15 de novembro de 1985 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Bage.ifsul.edu.br.

Compartilhe