NOTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DA CADEIA PÚBLICA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

DSC02510De acordo com a DIMEP-Diretoria de Memória e Patrimônio Cultural, a Cadeia Pública não é a primeira sede da Câmara e da Cadeia de Patos de Minas. A iniciativa de sua construção partiu da Câmara Municipal e do Governo Estadual em 1909. Trata-se do mais antigo edifício público de Patos de Minas e foi inaugurado em 1912 para abrigar a Cadeia, a Câmara e o Fórum. Foi tombado pelo Decreto Municipal n.º 2.049 de 14 de abril de 1998.

Não há dados oficiais sobre o início das obras e dia e mês da inauguração em 1912, como foi informado pelo DIMEP. Entretanto, uma nota publicada no jornal O Commercio em sua edição de 02 de dezembro de 1911 nos informa de um edital de assinatura do “termo de contracto para a execução das obras de construcção da Cadêa d’esta Cidade”.

Esta nota suscita conjeturas. O edital é datado de 13/11/1911. A partir desta data, o Sr. João Ferreira da Silva teria 15 dias para comparecer à Diretoria de Viação e Obras Públicas do Estado para assinar o contrato. Então ele teria até o dia 28 para tal. A nota foi publicada em 02 de dezembro. Não há informação se ele cumpriu ou não o prazo. Independentemente disso, por questões burocráticas não exclusivas àquele século, a obra teve seu início em 1912, sabe-se lá em que mês e se realmente foi em 1912. E como obras do porte da Cadeia, naqueles tempos, eram muito morosas, óbvio que ela não foi inaugurada em 1912¹.

* 1: Leia “Inauguração da Antiga Cadeia Pública – Revisão da Data”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe