ANUNCIADA A INAUGURAÇÃO DO 1.º CORETO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

2Communica-nos o nosso amigo e assignante Cel. Arthur Thomaz de Magalhães, que, a 24 do corrente [12/1912], será inaugurado o coreto do largo do Rosário¹, cuja construcção foi promovida por esse cavalheiro, e demais pessoas residentes no mesmo largo.

Para que esse acto se revista do brilhantismo que semelhante melhoramento exige, esta Redacção convida, em nome dos promotores, à população desta Cidade para comparecer ao acto, ás 5 horas da tarde, bem como as duas bandas de musica, as quais depois tocarão alternativamente aos domingos, deleitando assim a população, e fazendo desse largo um ponto de reunião das familias patenses.

Impõe-se, como corollario desse melhoramento, o ajardinamento do Largo, e para esse fim serão promovidas kermesses aos domingos, dirigidas pelas senhoritas da nossa sociedade, e abrilhantadas pelos accordes harmoniosos das musicas locaes.

Amante de sua terra, como sempre se tem mostrado, não deixará o povo de Patos de acudir ao appello dos promotores desse melhoramento, que tanto vem contribuir para a transformação de nossa Cidade.

* 1: Quase em frente a atual Rádio Clube de Patos existia a Capela do Rosário, que foi demolida em junho de 1920. Por isso o local era chamado de “Largo do Rosário”. Leia “Histórico da Igreja do Rosário” e “Capela do Rosário”.

* Fonte: Texto publicado na edição de 18 de dezembro de 1912 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho, publicada em 18/04/2013 com o título “O Primeiro Coreto”.

Compartilhe